Turismo Titulo
Temporada de Pinhão
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
14/04/2011 | 00:28
Compartilhar notícia


A temporada de outono chegou e com ele Campos do Jordão começa a se preparar para receber os milhares de turistas que rumam para as montanhas da Serra da Mantiqueira em busca de badalação, ver e ser visto, sem nenhum tipo de intimidação. E esquentando a temporada de eventos antes do inverno, até o dia 15 de maio a cidade abriga a Cozinha da Montanha.

Idealizada pela associação de restaurantes de Campos do Jordão, a atração conta com 26 estabelecimentos participantes. Quem visitar a cidade poderá degustar as receitas exclusivas e inéditas criadas por chefs da região.

Todas as iguarias tem um ingrediente principal: o pinhão, semente típica da Araucária. Há ainda a truta e outros pratos típicos.

Os visitantes podem experimentar pratos como o Stinco de Javali ao Molho e Farofa de Pinhões, oferecido no restaurante La Gália, cuja especialidade são carnes exóticas e grelhados especiais; a tradicional Coxinha de Pinhão, servida no badaladíssimo Baden Baden.

Outros destaques também ficam por conta do Fondue de Pinhões Assados com Ervas Finas, acompanhado do Pão de Pinhão, preparado no restaurante Matterhorn, com cozinha de especialidade suíça e da Paçoca de Pinhão com Carne-Seca acompanhada de Purê de Banana, sugestão do Chef José Reis, do restaurante Bijú.

 

 

CAPIVARI

Chef do restaurante Capivari há 20 anos, a chef Paula Pimentel é a responsável por criar receitas com ingredientes regionais, dentre eles o pinhão, cogumelos (Paris, shiitake e Portobello), truta comum e a versão do peixe salmonada.

Para esta temporada da Cozinha da Montanha ela elaborou a Truta com Musseline de Pinhão. A musseline é uma espécie de musse salgada encorpada, quase um purê. Já a truta é preparada na churrasqueira. "Por ser um ingrediente abundante na região, o pinhão também entra em forma de aperitivo no couvert. Há ainda risoto, arroz de pato com pinhão e truta de molhos com ervas finas e pinhão, entre outros", acrescenta a chef.

Com cursos em Palma de Maiorca, Espanha, e Nova Orleans, Estados Unidos, Paula Pimentel tem como inspiração no restaurante a cozinha franco-suíço-mediterrânea, como ela gosta de detalhar. Por isso, não dispensa um bom azeite e uma manteiga de qualidade no preparo dos pratos. Deu água na boca? Corra para Campos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;