Memória Titulo Memória
A precursora do ensino da memória

No dia 1º de maio de 1936 romeiros de Santo André visitavam a Capela do Pilar...

Por Ademir Medici
01/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


No dia 1º de maio de 1936 romeiros de Santo André visitavam a Capela do Pilar, em Ribeirão Pires, e agradeciam por graças recebidas. Começava a tradição da festa de Nossa Senhora do Pilar.

Oh! Meu rei São Benedito

Oh! Meu senhor

Pelo mestre e os demais

Com ordem do capitão

Sem ordem do general

E agora chegou a hora

De nóis amarrá os paiás (guizos)

Versos cantados na Capela do Pilar Velho em 1958, na festa da padroeira. O recolhimento foi feito pelos estudantes do Ginásio Dr. Felício Laurito e tornado público 58 anos depois, aqui em Memória. Obrigado, Maziero, Mendes e Faustino.

Como esquecer uma professora como dona Anaites Brandão Praça, verdadeira precursora da memória oral na escola do Grande ABC, estimulando seus alunos a estudar a história da cidade. Feliz Ribeirão Pires que teve uma professora como ela, que vinha de Santos para ensinar Português e muito mais.

No encerramento desta série, na data maior da Festa de Nossa Senhora do Pilar, os ex-alunos falam do moçambique dançado no Pilar Velho na década de 1950.

E havia também o meirinho

Pesquisa: Joel Maziero, Reinaldo Mendes e Fernando Pereira Faustino

No Pilar Velho dança-se o moçambique, dança tradicional do nosso folclore. É a dança verdadeira de São Benedito. Moçambique com congada formam uma mistura com pitadas de macumba e espiritismo.

Moçambique-congo é a macumba pura.

Dança-se em pares ilimitados. Existem dois estandartes, a bandeira de São Benedito e a de Nossa Senhora Aparecida. Duas moças seguram os estandartes. São suas rainhas. A rainha de São Benedito é a verdadeira e a de Nossa Senhora, a acompanhante.

A bandeira de São Benedito fica à direita e a de Nossa Senhora, à esquerda. Ao centro, o rei do moçambique, figura principal da dança.

Os que dançam formam duas filas perpendiculares ao rei e rainhas. Na ponta, o mestre; na outra ponta, o contramestre.

Cabe ao mestre tirar os versos para os outros acompanharem.

Há também o meirinho, um personagem praticamente separado da dança. Ele entra no começo, na entrega dos bastões, e se localiza em frente ao rei e às rainhas depois dos pares que dançam.

Uma caixa marca o compasso em todo o seu transcorrer. O ritmo é sempre igual.

A primeira estrofe é o coro da dança:

Oh! Com Deus

E a Virgem Maria

Oh! São Benedito

Oh! Meu senhor.

É uma linda dança. Soam os guizos e os bastões, os pés no chão. Subia a poeira no solo sagrado do Pilar Velho.

Oh! Meu rei São Benedito

Oh! Meu senhor

Se do céu cai um cravo

Chegando aqui se desfolhou

Caiu na porta da igreja

Onde está Nosso Senhor...

E assim a dança vai pelo dia afora. Ou pela noite adentro, conforme as tiradas do mestre. Quanto mais versos conhecem, mais longa se torna a dança. E versos é o que não falta.

NOTA – A figura do meirinho data de 1446 até 1889. Foi recepcionado no Brasil pelo antigo direito lusitano. É ele, o meirinho, a figura que trabalhava coadjuvando o meirinho-mor, uma espécie de antigo magistrado, nomeado pela realeza, para governar amplamente uma comarca ou um território nos anos do Brasil Colônia e o Brasil Império.

Fonte: Marcondes Araújo, graduado em História, bacharel em Direito e oficial de Justiça.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de maio de 1986 – ano 28, nº 6122

Manchete – Sarney (José, presidente da República) instituí o seguro-desemprego

1º de Maio – Divisão no Dia do Trabalhador: CUT, em São Bernardo; CGT, na Capital. E duas manifestações são programadas.

São Bernardo – O governador Franco Montoro assinou ontem ordem de serviço para obras de dois viadutos no km 22,5 da Via Anchieta, de acesso ao bairro Assunção, onde começa a Avenida João Firmino.

Turismo – Como conhecer e curtir o Chile. Reportagem: Guido Fidelis.

NOTA - Era este o último suplemento de Turismo do Diário, que na edição seguinte – 9-5-1986 – se transformaria em Caderno de Turismo, mantido até hoje.

Em 1º de maio de...

1914 – Fundado o São Caetano Esporte Clube, uma das mais antigas agremiações socioesportivas do Grande ABC.

1916 – Altino Arantes assume o governo do Estado de São Paulo, na sucessão de Rodrigues Alves.

- Data do 1º de maio é celebrada na Capital com conferências na Sociedade Leal Oberdank e comícios populares nos Largos da Concórdia e da Sé.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a rendição dos rebeldes irlandeses.

1946 – Instalada a Justiça do Trabalho, em Santo André, com abrangência sobre toda a região.

1956 – Fundado o EC Nacional, de Vila Vivaldi, em São Bernardo.

1961 – Mazzaropi lança o filme Zé do Periquito.

1976 – Lançada a revista Isto É.

Hoje

- Dia do Trabalho e do Trabalhador

- Dia do Ex-Combatente da FEB

Santos do Dia

- São José Operário. Papa Pio 12 instituiu a festa de São José Operário em 1955 para lembrar o massacre dos trabalhadores acontecido em Chicago em 1886. Durante uma greve, os trabalhadores foram massacrados sem piedade pelos poderosos.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou a Jesus a profissão de carpinteiro e permitiu que as profecias se cumprissem.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Grata

- Andéolo

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Murutinga do Sul. Elevado a município em 1954, quando se separa de Andradina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;