Economia Titulo
Novo apagão pode vir antes de 2010, aponta relatório
08/01/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A excessiva dependência das hidrelétricas é apontada por relatório da consultoria internacional Frost & Sullivan como principal fator de risco ao setor energético brasileiro.

O documento, assinado pelo consultor Jorge de Rosa, alerta para o risco de racionamento antes de 2010, caso a estiagem prossiga.

Como não há tempo hábil para novas obras nem gás para gerar todas as térmicas, dizem especialistas, no curto prazo o País terá de contar com “a ajuda de São Pedro”.

“Parte importante da solução passa por uma maior diversificação da matriz energética”, diz Rosa, que defende maiores incentivos a fontes alternativas, como biomassa, eólica e nuclear.

Em 2005, por exemplo, 91% da capacidade geradora de energia do País era proveniente de hidrelétricas.

Mesmo as alternativas atuais não têm se mostrado eficazes, pois não há gás natural suficiente para gerar todas as térmicas.

“É um momento de estresse dos mercados de energia e, principalmente, de gás, que será disputado pelos setores industrial e energético nos próximos meses”, aponta o professor Nivalde de Castro, da UFRJ.

“Os estudos probabilísticos já indicam que, devido ao fenômeno La Niña, as chuvas ficarão abaixo da média este ano”, diz Castro.

As chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste estão em um nível equivalente a 53% da média histórica dos últimos 76 anos.

No Nordeste, a situação é pior: 50% da média histórica. A região vem sendo abastecida com energia gerada no Sudeste e no Norte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;