Economia Titulo
Grande ABC abre 36.603 vagas em 1 ano
Por Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
18/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O reaquecimento da economia brasileira em 2007 estimulou as empresas do Grande ABC a contratar mais funcionários. Números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho, mostram que a região encerrou o ano com um saldo positivo de 36.603 vagas. Ao todo, as sete cidades contrataram 264.431 trabalhadores - aumento de 12,5% contra 2006.

O emprego da região cresceu em especial por causa do desempenho do setor de serviços. O setor também puxou as contratações na Grande São Paulo, no Estado e no País.]

"Já havia sido um ano bom em 2006 e 2007 foi muito melhor", define Paulo Henrique da Silva, do Observatório Econômico de Santo André. Ele explica que o fortalecimento da economia impulsionou o resultado do mercado de trabalho. "Tudo isso foi em função de um forte aquecimento do mercado interno", garante.

No entanto, o coordenador do curso de economia do Imes, Francisco Funcia, aponta que o crescimento do emprego no Grande ABC foi inferior ao observado na Capital, no Estado, na Grande São Paulo e no Brasil em geral. Para Funcia, isso tem a ver com o tipo de crescimento econômico que impulsionou o mercado de trabalho no ano passado. "O mercado interno foi o grande elemento para o crescimento no emprego, diferente de 2004 e 2005, que tiveram forte participação das exportações."

"Esse baixo dinamismo observado no Grande ABC pode estar relacionado a este fator. Considerando que as empresas da região têm uma força exportadora, elas não se beneficiam tanto de crescimentos baseados no mercado interno", explica.

Para Paulo Henrique da Silva, o impulso dos serviços no Grande ABC tem a ver com a força industrial "A mesma coisa que faz com que a indústria gere menos emprego faz os serviços empregarem mais: o fenômeno da terceirização, que é muito grande", disse Silva.

Além disso, com o crescimento da renda gerado por mais emprego é criado o "círculo virtuoso" do desenvolvimento econômico. "A demanda por serviços pessoais também cresce bastante", conta o analista do Observatório Econômico. "E uma coisa impulsiona a outra."



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;