Setecidades Titulo Carnaval
São Leopoldo é hexacampeã da Folia
Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
13/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em meio a clima de festa e tensão, a Mocidade Alegre de São Leopoldo deu o seu sexto grito de "campeã" do Grupo 1 do Carnaval de São Bernardo. A alegria dos integrantes da escola vitoriosa do bairro Jordanópolis contrastava com a revolta dos torcedores da Acadêmicos de Vila Vivaldi, outra favorita ao título, inconformados com as notas dos jurados. Houve princípio de confusão no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo.

O tema do sexto título da São Leopoldo, segunda agremiação a entrar na Avenida Aldino Pinotti no domingo, foi a conquista da população negra ao longo de sua história. "O nosso diferencial é a unidade do grupo. O público entendeu o que a gente quis apresentar", disse o presidente da escola, Américo Morales, o Tico. Ele adiantou que a região Nordeste será o tema em 2014.

Desde o começo da apuração, a São Leopoldo dava sinais da manutenção da hegemonia, com sequência inicial de 13 notas 10. Ao todo, a agremiação somou 199,50 pontos. A segunda colocada foi a Escola de Samba União das Vilas, com 198, seguida da Renascente de São Bernardo, que somou 197,25.

A Acadêmicos da Vila Vivaldi cambaleou, na maior parte da apuração, entre 9 e 10, resultando na inesperada quarta colocação, com 194,75 pontos. Contudo, bastou uma nota 8 no quesito bateria para a insatisfação se transformar em revolta. Indignados e desferindo diversos xingamentos, os mais exaltados torcedores ameaçaram agredir os jurados, obrigando a GCM (Guarda Civil Municipal) entrar em cena.

O presidente da Acadêmicos da Vila Vivaldi, José Carlos de Lima, o Kalé, colocou em dúvida a permanência da agremiação nas edições futuras do Carnaval. "Estou revoltado com que estão fazendo com Carnaval de São Bernardo. Se a Vai-Vai (escola 14 vezes campeã do Carnaval de São Paulo) disputar aqui, perde para São Leopoldo. Além disso, o mestre-sala deles caiu (durante a apresentação). Então não sabemos como funciona os critérios aqui. Eles nunca erram", lamentou.

Para amenizar a crise, o presidente da Super Liga das Escolas de Samba de São Bernardo, Léo Oliveira, prometeu a Kalé que os jurados do Carnaval de 2014 virão do Rio de Janeiro, uma vez que integrantes da escola questionavam a idoneidade dos avaliadores.

Acesso e rebaixamento

Por entrar na avenida com 31 componentes a menos que os 300 exigidos às escolas do Grupo 1, a Camisa Vermelha e Branca iniciou a apuração virtualmente rebaixada, com perda de 31 pontos. Com a punição, a soma das notas foi 162,75.

Por outro lado, a Império do Samba da Vila Vivaldi passa a figura a elite do Carnaval são-bernarndense, após agregar 198,5 pontos e, consequentemente, se tornar campeã do Grupo 2.

Entre as pleiteantes, a escola Rosas Negras ganhou o título contra a Acadêmicos da Vila Baeta Neves, que perdeu 20 pontos também por falta de componentes na avenida - entrou com 130 integrantes, enquanto a organização exigia 150.

Vizinha

Hoje, Santo André conhecerá a campeã do Carnaval. A leitura das notas ocorrerá no Ginásio Pedro Dell'Antonia, às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;