Cultura & Lazer Titulo
Grupo Teatro de Arena retorna com leituras encenadas
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
29/01/2004 | 20:19
Compartilhar notícia


Um dos grupos mais importantes do Brasil, o extinto Teatro de Arena e de peças como Eles Não Usam Black–Tie, Chapetuba Futebol Clube, Revolução na América do Sul, Arena Conta Zumbi e Arena Conta Tiradentes volta à baila. Assim como seus principais criadores – José Renato, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Vianinha. Com o projeto Arena Mostra Novos Dramaturgos, a Cia. Livre ocupa o paulistano Teatro de Arena Eugênio Kusnet, que atualmente pertence à Funarte.

Arena Mostra Novos Dramaturgos consiste em leituras encenadas de textos de autores como Antônio Rogério Toscano, Dionísio Neto, Fernando Bonassi, Gero Camilo, Mário Bortolotto e Pedro Vicente. Formada por Cibele Forjaz, Vadim Nikitin, Isabel Teixeira e Edgar Castro, entre outros, a Cia. Livre ganhou o direito de ocupar o teatro por meio de edital e abre o projeto nesta sexta-feira. Newton Moreno escreveu Assombração do Recife Velho e dirige o grupo Os Fofos em Cena.

O projeto não procura reviver o Seminário de Dramaturgia do Arena – promovida a partir de 1958, a iniciativa consolidou a dramaturgia nacional do século XX. “Esse mote não foi imposto aos autores, que não foram alinhavados sob critérios estéticos ou ideológicos. O que importa é a diversidade, que é um traço histórico da dramaturgia brasileira”, diz Nikitin, professor da ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André.

Arena Mostra Novos Dramaturgos prevê, ainda, novas montagens da Cia. Livre (como Arena Conta Danton, adaptação de Bonassi para A Morte de Danton, de Georg Büchner) e a comemoração do 50º aniversário do teatro. “Pretendemos fazer leituras das principais peças do Arena, depoimentos públicos dos que o fizeram e palestras com estudiosos”, afirma Isabel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;