De olho no transito Titulo
Carona, uma simples e eficiente iniciativa

Conhecida no mundo inteiro como carpool ou rideshare, a carona solidária é uma alternativa simples e eficaz para combater a poluição...

Cristina Baddini
13/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Conhecida no mundo inteiro como carpool ou rideshare, a carona solidária é uma alternativa simples e eficaz para combater a poluição, os congestionamentos e baratear as viagens urbanas. A ideia surgiu em vários lugares com objetivo semelhante, mas por motivos diferentes.

NA EUROPA

A utilização de automóveis na União Européia tem um impacto significativo nas alterações climáticas, na medida em que representa 12% das emissões globais. Diante desse problema, as autoridades comprometeram-se em minimizar os impactos do trânsito no efeito estufa e estabelecer objetivos para melhorar a eficiência energética. O cidadão europeu leva muito a sério as questões ambientais. Assim, a energia limpa e renovável já é uma realidade em alguns países da Europa e a carona passou a fazer parte da vida urbana.

NOS ESTADOS UNIDOS

A ideia da carona foi impulsionada pelo aquecimento global, pela crise imobiliária, pelo aumento no custo da gasolina e pela dependência do petróleo estrangeiro, além do trânsito caótico. O carpool passou a ser uma solução economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente responsável.

NO BRASIL

A carona solidária ainda não penetrou no cotidiano dos brasileiros, mas já há um pequeno esforço nesse sentido. Devido à crise, muitas pessoas já pensam em optar pelo esquema para economizar. Também, é bom saber que a União Européia nos propõe metas de redução de poluentes em cerca de 30% nas emissões de CO2 (dióxido de carbono) para temos acesso a bilhões de euros que financiariam a luta contra as mudanças climáticas e o desmatamento de florestas. As estimativas são de que os países emergentes precisarão de investimentos anuais de quase 100 bilhões de dólares por ano até 2020.

CARONA BRASIL

Foi lançado recentemente no Brasil o portal Carona Brasil - www.caronabrasil.com.br - uma iniciativa que visa aumentar a taxa de ocupação dos automóveis e otimizar a locomoção nos grandes centros urbanos. As empresas que estão preocupadas com o impacto que a sua atividade gera no meio ambiente e a neutralização das emissões de carbono encontram sinergia com esta iniciativa

COMO FAZER

O Carona Brasil utiliza a internet para conectar usuários. Os membros devem realizar um cadastro gratuitamente e acionar seus destinos online, pesquisar por caronas oferecidas e compartilhar viagens com outros membros abertamente no portal ou por meio da rede criada pelo seu condomínio, empresa ou escola. As soluções corporativas são realizadas com instrumentos da web, com a tecnologia GIS, tornando possível visualizar as caronas oferecidas em um mapa, dando aos empregados a flexilibilidade em customizá-las de acordo com as suas necessidades, criando grupos privados e restritos para compartilhamento de veículos.

CALCULADORA ECOLÓGICA

O site possibilita ainda calcular a redução de CO2 gerada com cada grupo de carona em seus relatórios de sustentabilidade e a montagem de grupos específicos como fumantes ou não, por idade, quietos ou falantes, final de placa do carro, mulheres e até de acordo com o time do coração.

Portanto, quem sabe não é hora de repensar os seus deslocamentos diários e assumir um compromisso com a comunidade, com a cidade, com a Saúde Pública e com a vida. E dos governos, o que esperamos são as faixas solidárias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;