Contexto Paulista Titulo
Cidades criativas formam rede mundial
Wilson Marini
18/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Em 2018, mais três cidades brasileiras – Brasília (Distrito Federal), Paraty (Rio de Janeiro) e João Pessoa (Paraíba) – serão incluídas na Rede Internacional de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). A Capital Federal foi aceita porque se destaca internacionalmente na área do design; a cidade fluminense, no setor de gastronomia; e a capital da Paraíba, em artesanato e artes folclóricas. Entre as cidades brasileiras, já faziam parte da rede de Santos, no Litoral, no segmento de cinema; Belém (Pará) e Florianópolis (Santa Catarina), no campo da gastronomia; Curitiba (Paraná), no design; e Salvador (Bahia), na música. Ao todo, a rede totaliza 180 cidades criativas em 72 países.

Inscrições abertas
Cidades do Estado de São Paulo podem solicitar a participação em uma das sete áreas temáticas do programa: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Em encontro recente em Foz do Iguaçu (Paraná), a técnica da Unesco Isabel de Paula incentivou os gestores municipais a participarem da rede de cidades criativas. É preciso ampliar a representatividade no País na rede, disse ela. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento urbano sustentável a partir do compromisso com a criatividade e a cultura local e regional.

Visão global, ação local
De acordo com o coordenador do comitê cidades criativas da Unesco, João Cláudio Klautau, fazer parte da rede permite à cidade integrar uma comunidade internacional “em uma promissora e intensa troca de conhecimento, experiências e de negócios”. O foco é potencializar estratégias de negócios e a sustentabilidade, de acordo com a vocação local. Cada cidade tem a sua história e vocação, e pode se organizar para explorar turisticamente o seu potencial. Em novembro último, por exemplo, Belém realizou o Encontro das Cidades Criativas da Unesco, com a presenta de integrantes da organização, vindos dos Estados Unidos, Suécia, México e Turquia, entre outros países. Doze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes. Em junho de 2018, acontecerá a próxima reunião anual das cidades criativas, na Polônia.

Sustentabilidade
O programa de cidades criativas foi lançado em 2004 como forma de cooperação internacional entre cidades que se comprometem a mobilizar indústrias criativas em prol do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da cultura. Essas cidades compartilham experiências e conhecimento entre si e promovem parcerias para fortalecer as atividades culturais, incluindo esses itens nos planejamentos urbanos locais. Indiretamente, as ações criativas são fatores de incremento do turismo, considerado uma das atividades mais promissoras para a economia global nas próximas décadas.

Criatividade
Para a Unesco, a criatividade é fator estratégico para o desenvolvimento sustentável das cidades. A rede de cidades criativas estimula e fortalece a criação, produção e criatividade, especialmente entre os grupos vulneráveis, incluindo mulheres e jovens. E integra as indústrias culturais e criativas em planos de desenvolvimento local. São feitas parcerias entre os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais. Há também a partilha de experiências, conhecimentos e recursos entre as cidades-membros em todo o mundo, como um meio para promover as iniciativas criativas locais e fomentar a cooperação global para o desenvolvimento urbano sustentável.

Isenção no pedágio
Professores, dentistas, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais da rede pública estadual, federal e municipal poderão ter isenção no pagamento de pedágio nas rodovias estaduais durante o deslocamento ao trabalho. Projeto nesse sentido, de autoria do deputado estadual Márcio Camargo (PSC), que tem base eleitoral em Cotia, foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 27 de dezembro. Para tornar-se lei, o projeto aguarda a sanção do governador Geraldo Alckmin. A proposta prevê a isenção somente nos dias úteis e nos horários entre 6h e 22h. Os beneficiários devem comprovar que são proprietários do veículo e devem estar em dia com suas atividades profissionais. O credenciamento da isenção será feito por meio de inscrições.

Transparência
Em sua última sessão do ano, a Assembleia paulista também aprovou projeto que torna obrigatória a divulgação das taxas de juros do comércio nas vendas a prazo e no crédito ao consumidor. De acordo com o projeto de lei, do deputado estadual Raul Marcelo (Psol), que tem base eleitoral em Sorocaba, os estabelecimentos comerciais e instituições financeiras ou bancárias serão obrigados a afixar, de forma clara e visível, tabelas contendo essas informações. Além disso, toda publicidade sobre operações de crédito e vendas a prazo deverá especificar as taxas de juros anuais cobradas pelo anunciante. Se a lei for sancionada pelo governador Alckmin, os estabelecimentos terão prazo de três meses após a sua publicação para adaptar-se à exigência. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;