Política Titulo Santo André
Chaves crê no avanço do QualiSaúde sem precisar fechar mais unidades

Novo secretário de Saúde de Sto.André diz que pegou casa em ordem para dar andamento ao projeto

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
04/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Novo secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves (PSD) vislumbra a possibilidade de dar prosseguimento ao QualiSaúde sem a necessidade de fechar unidades de Saúde, como ocorreu no ano passado, quando o programa foi implementado ainda sob gestão de Ana Paula Peña Dias. O pessedista declara que encontrou a “casa arrumada” e que, por isso, é plausível pensar no avanço do projeto sem encerramento de atividades temporariamente.

“A meta do plano de governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) é ter 70% das unidades cobertas pelo QualiSaúde. Temos previsão de entrega de algumas unidades no primeiro semestre do ano e, assim, teremos a tarefa de pensar nas próximas etapas. Acredito não haver necessidade de fechar (equipamentos), porque vamos fazer uma releitura e uma readequação dos serviços hoje disponibilizados. É bem possível pensar em trocar o pneu com o carro andando”, afirma Chaves, que aposta na apresentação de um plano de trabalho para que as ideias sejam implementadas. “Dentro de 60 dias terei esse planejamento pronto e apresentarei ao prefeito.”

A implementação do QualiSaúde envolve a remodelação dos serviços de Saúde na cidade, englobando reformas de partes físicas e também capacitação de pessoal – desde profissionais diretamente ligados à área da Saúde, bem como trabalhadores terceiros, como atendimento, segurança e encaminhamento de demandas e exames. Nesta primeira etapa, sete unidades foram fechadas para reforma: Parque Novo Oratório, Vila Humaitá, Campestre, Bom Pastor, Parque das Nações, Centro de Especialidades 3 (Vila Vitória) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André. Essa decisão auxiliou no desgaste de Ana Paula, uma vez que parte do governo e a oposição acreditavam não haver necessidade de suspender temporariamente tanta unidade de uma só vez. “O prefeito me deu missão de implementar o QualiSaúde o quanto antes. Vamos trabalhar para isso”, diz Chaves.

Outro ponto destacado por Chaves é o contrato da FUABC (Fundação do ABC), que expira no dia 31 de dezembro. Segundo o pessedista, aditivo de pelo menos seis meses está encaminhado com a direção da Fundação, no valor de R$ 20 milhões ao mês. “Vamos ter de avaliar a relação com a Fundação, que conta com certas semelhanças com os problemas que tivemos em Mauá (onde foi secretário de Saúde até o começo do mês). O valor hoje está adequado, mas precisamos ver, por exemplo, como vai se dar o volume com a reabertura das unidades em reforma atualmente. Acredito no diálogo bom que temos.”

Chaves também destaca situação de estabilidade no estoque de medicamentos. Quando assumiu a Prefeitura, Paulo Serra argumentou ter encontrado o posto central de remédios com apenas 25% de produtos. “Gama de fornecedores com pagamentos em atraso foi chamada para conversar durante o ano e teve a situação normalizada, com renegociação ou pagamentos. Em outra frente as licitações para compra de medicamentos foram colocadas na rua e muitos contratos foram assinados no segundo semestre. Portanto, a situação está controlada. Creio que no primeiro bimestre de 2018 todo estoque estará em dia.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;