Política Titulo Rio Grande da Serra
Maranhão mantém quadros e acolhe ex-nomes do Consórcio

Reeleito, prefeito de Rio Grande da Serra continua com seis secretários e escolhe ex-servidores da entidade regional

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Com grande parte do secretariado mantido para o segundo mandato, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), ainda não definiu três nomes do primeiro escalão, à espera de resposta de convites feitos a figuras do Grande ABC.

A administração confirmou dez nomes para este governo, sendo seis remanescentes: a ex-vice-prefeita Helenice Arruda (Cidadania e Ação Social); Carlos Duarte (Saúde); Claudia Paranhos (Verde e Meio Ambiente); Carlos Eduardo Silva (Governo); o presidente do PSDB municipal, Luis Castilho (Administração); e Aida Teixeira (Educação e Cultura).

Três trocas foram oficializadas pelo prefeito. Sandra Malvese, que estava na coordenação de programas e projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura do Consórcio Intermunicipal, vai comandar a Pasta de Obras, no lugar de Melissa Zimpeck, que foi trabalhar na gestão de Adler Kiko Teixeira (PSB) em Ribeirão Pires. Ricardo Abílio Roque Cardoso ficará com a Secretaria de Finanças, em substituição a Antônia Constâncio, a Toninha, também admitida por Kiko na cidade vizinha. E Nilton dos Santos Oliveira Júnior, novo titular de Assuntos Jurídicos, era diretor jurídico da Câmara de Rio Grande da Serra.

A novidade apresentada pelo tucano foi Natália Pereira da Silva como secretária de Comunicação. Anteriormente, Maranhão havia dito que a Pasta seria comandada por Gilmar Miranda, mas voltou atrás. O prefeito também evitou confirmar Sérgio Mathias para chefia de Gabinete, nome que era tido como certo nos bastidores.

As três secretarias ainda indefinidas são Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Turístico e Serviços Urbanos. O último setor foi comandado por Ricardo Orsini, que rompeu com o prefeito às vésperas da eleição para apoiar o candidato do PT, o ex-vereador Claudinho da Geladeira. A Pasta vinha sendo administrada por Carlos Eduardo Silva.

Para Desenvolvimento Econômico, o sonho de Maranhão é ter o vereador Akira Auriani (PSB). Akira foi assessor de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e eleito pela primeira vez parlamentar de Rio Grande em outubro, quando recebeu 589 votos – melhor desempenho da legenda. O convite ao socialista foi feito, porém o impasse continua. Caso aceite, Akira cederá espaço para Claudinho Monteiro (PSB) no Legislativo.

A Prefeitura de Rio Grande informou que, por enquanto, os setores sem titulares definidos são comandados por antigos adjuntos das Pastas, uma vez que não houve mudança de governo. Maranhão já havia avisado que pretende dar tom técnico ao segundo mandato, porque o perfil político foi contemplado na primeira passagem dele à frente do Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;