Cultura & Lazer Titulo Cinema
Mundo da fantasia com lições da vida real

Muito mais do que ficção, ‘Sete Minutos
Depois da Meia Noite’ é sobre perdas e medo

Por Vanessa Soares Oliveira
05/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Diz o ditado que não se deve julgar um livro pela capa e leitores de carteirinha hão de concordar que isso não significa mesmo muita coisa. Tampouco se deve classificar um filme pelo título ou pelo cartaz de divulgação. Apesar do nome e de imagens sugestivas, Sete Minutos Depois da Meia Noite, que chega hoje às telonas, é um desses casos de que nem tudo é o que parece.

Com direção do espanhol Juan Antonio Bayona (O Impossível e Guerra Mundial Z), a história de fantasia adaptada do livro O Chamado do Monstro, de Patrick Ness – que também é responsável pelo roteiro adaptado –, é mais do que um conto infanto-juvenil feita para adolescente. De forma lúdica, é verdade, o longa trata de questões pertinentes a qualquer indivíduo.

Na trama, Conor O''Malley é um garoto de 13 anos que tem um pai ausente, uma avó de quem não gosta muito e a mãe, sua pessoa preferida no mundo, sofre de câncer em fase terminal. Como se não bastasse, é maltratado na escola. Desde que a mãe ficou doente, Conor tem o mesmo pesadelo todas as noites e acorda assustado sempre às 0h07, mesmo horário que uma árvore monstro vem se encontrar com ele para contar e ouvir histórias. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades da vida real.

A sinopse e o trailer não dão a menor ideia do que está por vir. As lições apresentadas na história são um convite à reflexão e um mergulho nas emoções. Talvez por isso, o desfecho seja tão surpreendente, afinal, a única coisa que se espera desde o início é mais um filme de fantasia bonitinho adaptado de um best-seller.

O time de estrelas escolhido por Bayouna para dar vida aos personagens tem Lewis MacDougall (Peter Pan) que brilha do início ao fim na pele de Conor; Lean Neeson que faz a voz do monstro e narra a história, além de Felicity Jones (a mãe), Sigourney Weaver (a avó) e Toby Kebbel (o pai ausente).

LITERATURA
Quem se interessar por Sete Minutos Depois da Meia Noite pode ainda conferir a história que inspirou o filme. O livro, com o mesmo nome (Ed. Novo Conceito, 160 páginas, R$ 26,90, em média), foi lançado no Brasil em novembro com a capa semelhante ao cartaz do filme. Assim como no longa, a história de Patrick Ness, lançada originalmente em 2011, mistura realidade e fantasia para falar sobre sentimentos de perda, medo e solidão, além da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.

Nascido nos Estados Unidos, Ness vive em Londres. Além de A Monsters Call, ele é autor da trilogia Chaos Walking, também aclamada pela crítica. Ao longo de sua carreira, já recebeu diversos prêmios como escritor de ficção para crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;