Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
E dá-lhe limão
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
26/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


No Brasil ele está presente no refrescante picolé e também é ingrediente-chave um dos principais drinks de nosso País, a caipirinha. De origem asiática, - onde ainda se encontram variedades silvestres e primitivas de sua árvore - o limão chegou às Américas junto dos europeus. Hoje o Brasil é um dos principais produtores da fruta, principalmente do limão tahiti.

Rica fonte de vitamina C, magnésio, sais minerais e potássio, a fruta cítrica de sabor azedo promove diversos benefícios à saúde. Usado para combater resfriados, é antiséptico natural e cicatrizante também.

A frutinha verde também pode auxiliar a regularizar a pressão arterial e controla a ansiedade. Regulador intestinal, estimula a digestão e ajuda a emagrecer. Como não bastasse, ele pode ajudar a eliminar aftas e azia.

Mas o limão passa longe de ser apenas farmácia ambulante. Ingrediente principal para o preparo de peixes como badejo, tainha, corvina e até fartas fatias de salmão cru, a fruta pode ilustrar inúmeras receitas.

Além de servir como ótimo tempero para saladas, com o limão é possível preparar um bom molho e servir com almôndegas. E sim, com ele também é possível preparar saboroso risoto. Basta usar a imaginação e ousar. Em receitas doces, o limão também é rico personagem. Um dos pratos mais famosos é a mousse de limão. Outro que se destaca é a torta de limão, feita com merengue e creme específico. Imperdível.
No verão, para refrescar e matar a sede, seu suco geladinho pode resolver o problema. Quem quiser algo a mais, pode colocar um pouco de leite condensado e pronto: está feita a limonada suíça.

O limão pode ser encontrado em vários tipos. O mais comum no Brasil é o tahiti, verde e de pele fina. Além do cravo - avermelhado e comum em cidades do interior - ainda temos o galego e o siciliano.

TABELA NUTRICIONAL Composição para 100 g:
Valor calórico: 32 kcal
Carboidratos: 11,1
Proteínas: 0,9
Gorduras totais: NA
Gorduras saturadas: NA
Colesterol: NA
Fibra: 1,2
Cálcio: 51
Ferro: NA
Sódio: 1
Magnésio: 10
Potássio: 128    

TORTA DE LIMÃO JULIPE
chef CARLOS HENRIQUE CAMARGO PESSOA
Ingredientes
Receita da Base (para 1 torta)
210 g de farinha de trigo
90 g de amido de milho
5 g de fermento químico
170 g de manteiga sem sal
1 ovo inteiro
35 g de açúcar
Receita do creme de limão:
2 latinhas de 395 g de leite condensado
100 ml de suco de limão
Receita do merengue:
100 g de claras
200 g de açúcar
50 ml de água  

CARPACIO MANGÁ
chef de sushi Neto San
Ingredientes:
3 camarões-rosa
30 fatias de salmão
20 fatias de polvo
Tempero:
azeite, cebolinha, sal e suco de limão.  
Modo de preparo
Distribua as fatias de salmão em um prato. Acrescente o polvo e o camarão em pedaços. Tempere com azeite, pedaços de salsinha, sal e jogue suco de limão por cima. Para enfeitar o prato, coloque fatias de limão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;