Setecidades Titulo
Árvore impede estacionamento em comércio e Prefeitura adia retirada
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
16/12/2005 | 08:19
Compartilhar notícia


Quando finalizavam as reformas de uma casa para transformá-la em um centro de estética, no bairro Jardim, em Santo André, durante o mês de setembro, dois sócios do estabelecimento notaram que precisavam retirar uma árvore antiga que atrapalhava a entrada. A árvore já encostava na fiação e destruía a calçada, o que obrigava Prefeitura e AES Eletropaulo a não deixarem uma única folha. Mesmo assim, os sócios preferiram solicitar à Prefeitura que a árvore fosse transplantada (retirada de lá e recolocada em outro lugar) para que ela não morresse de vez. Esse foi o problema. Desde a solicitação de transplante, os sócios só têm visto descaso e prorrogação de prazos. “Se tivéssemos desrespeitado a lei e retirado a árvore por conta, como muita gente sugeriu, já teríamos nosso problema resolvido. Nosso transtorno está sendo causado porque estamos tentando fazer a coisa certa”, diz a sócia Tatiana Angélico.

A solicitação de retirada da árvore aconteceu no dia 13 de setembro. Na ocasião, foi dado o prazo de 19 dias úteis para a realização do serviço. Em 25 de outubro, os sócios foram comunicados que a retirada aconteceria em 30 dias a partir daquela data (prazo encerrado no último dia 25). “O técnico chegou a dizer que seria mais rápido solicitarmos a mudança do poste de energia que também fica em frente à garagem. Chegamos até a correr atrás disso, e descobrimos que o serviço custaria R$ 5 mil”, reclama o outro sócio, Éder Reis.

Para contornar a situação, os sócios tiveram que fechar um convênio com um estacionamento particular para não prejudicar os clientes – mesmo contando com um espaço próprio bem em frente ao salão. Enquanto a árvore não é retirada, os sócios não podem concluir de vez o estacionamento – serviço que exige o rebaixamento da calçada, que só pode ser feito após a retirada da árvore.

O Departamento de Parques e Áreas Verdes de Santo André informou que a retirada da árvore em questão, uma sibipiruna de 10 metros de altura, foi aprovada após vistoria. Entretanto, para que a remoção fosse concluída, a Eletropaulo precisou remover os galhos localizados próximos à fiação elétrica, serviço executado no dia 6 de dezembro. Quinta-feira, a Prefeitura deu novo prazo para a retirada da árvore: 21 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;