Internacional Titulo
Trabalhos de clonagem de médico sul-coreano despertam dúvidas
Por Da AFP
16/12/2005 | 10:17
Compartilhar notícia


Os trabalhos do médico Hwang Woo-suk, pioneiro da clonagem terapêutica, são objeto de novos questionamentos nesta sexta-feira na Coréia do Sul, depois das acusações de fraude feitas na quinta-feira por um membro de sua equipe.

Em várias entrevistas concedidas à televisão, Roh Sung-Il, diretor do hospital MizMedi, que forneceu ovócitos ao cientista, questionou a veracidade dos trabalhos do biólogo sobre a criação de linhagens de células-tronco a partir de embriões humanos clonados.

Segundo Roh, "das 11 linhagens de células-tronco, nove são fictícias e a veracidade das duas outras precisam ser confirmadas".

O professor Hwang afirma que conseguiu criar embriões humanos por clonagem e que extraiu linhagens de células-tronco, capazes de gerar todo tipo de células (sanguíneas, nervosas, musculares...), o que abriria o caminho para os transplantes reparadores.

Na quinta-feira, um cientista americano, co-autor com o doutor Hwang de um estudo sobre a primeira clonagem humana sanguínea, também manifestou sérias dúvidas sobre a exatidão dos resultados dos trabalhos e pediu à revista Science que retire seu nome da comunicação científica.

"A revisão atenta dos dados e tabelas publicadas neste estudo, assim como novas informações suscitam sérias dúvidas sobre a exatidão deste estudo", afirmou Gerald Schatten, cientista da universidade de Pittsburg (Ohio).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;