Internacional Titulo
Condoleezza Rice se reúne com Olmert esta segunda-feira
Da AFP
15/01/2007 | 08:52
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, se reúne esta segunda-feira em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense Ehud Olmert, como parte dos esforços para reativar o processo de paz israelense-palestino.

Rice encerra com este encontro a visita iniciada sábado a Israel e aos territórios palestinos, na primeira etapa de uma viagem regional centrada, oficialmente, na nova estratégia dos Estados Unidos para o Iraque. A secretária ainda passará por Egito, Arábia Saudita e Kuwait.

No domingo, durante um encontro em Ramallah, na Cisjordânia, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, Rice insistiu na necessidade de "acelerar o processo de paz", sem anunciar as maneiras de desbloquear as negociações.

O Mapa do Caminho, plano de paz internacional, patrocinado pelo Quarteto para o Oriente Médio (EUA, Rússia, União Européia e Nações Unidas), permanece paralisado desde 2003.

A secretária de Estado, que no sábado se reuniu com os ministros israelenses das Relações Exteriores, Tzipi Livni, de Defesa, Amir Peretz, e de Assuntos Estratégicos, Avigdor Lieberman, lembrou a necessidade de dar um "horizonte político" aos palestinos.

Na tarde de domingo, Rice fez uma escala em Amã para um encontro com o rei Abdullah II.

Coincidindo com a presença de Rice em Israel, o ministério israelense da Habitação abriu nesta segunda-feira uma licitação pública para a construção de 44 novas residências em Maale Adumim, a maior colônia judaica na Cisjordânia ocupada.

O secretário-geral do movimento anticolonização A Paz Agora, Yariv Oppenheimer, condenou o projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;