Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Do Sertão ao mar
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
21/08/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Começando pelo sertão, os sabores conferidos aos produtos do restaurante O Cantaril, de São Bernardo, desembocam nos mares.

A casa, que tem pouco mais de um ano, é especializada em frutos do mar e peixes. O toque diferenciado fica por conta da explosão de sabores que os temperos e modas típicos brasileiros dão às iguarias.

"A pessoa que faz peixe, geralmente, tenta puxar a gastronomia mediterrânea, mas sem cumprir todos os segredos dos temperos de lá. Nós, que estamos no Brasil, aproveitamos o melhor do regionalismo, sempre trazendo um pouco de Bahia, Alagoas, do caipira etc, para os nossos pratos", conta Marco César Figueiredo, sócio do restaurante.

Manteiga de garrafa e açaí estão entre os produtos que trazem um paladar diferenciado às delícias marítimas. Os pratos todos carregam um detalhe especial. Como o pintado à Cantaril, regado a manteiga de garrafa que vem acompanhado de banana da terra e arroz à grega; ou a sardinha portuguesa, temperada no sal grosso e no vinho acompanhada de cebola especial. Tudo, se o cliente preferir, feito na brasa.

"Peixe na brasa já parte do princípio da qualidade. Não usa óleo, mas azeite extra virgem. Fica pronto mais rápido e é muito mais nutritivo. Frito, por exemplo, o pescado perde 60% dos nutrientes. Na brasa ele conserva todas as propriedades e traz ao paladar um apuro maior dos temperos e sabor da carne", comenta Figueiredo.

Entre os pratos mais elaborados, estão a truta com molho de açaí, lagosta grelhada ao molho de camarão, caranguejo cozido no molho de cerveja ou no molho de tomate, as paellas com lagostim ou camarão pitu e lagosta grelhada ao molho de camarão.

O bacalhau à Cantaril, recomendação da casa, é grelhado no azeite com molho de aspargo e alcaparra. Champignon, azeitonas pretas chilenas, arroz e batata sauté grelhada acompanham o prato, que sai por R$ 95 e serve de duas a três pessoas.
Os pratos à la carte custam a partir de R$ 45 (porção para duas pessoas ou três).

"Aqui, também, cada um pode criar seu prato, acentuar seu sabor preferido, pedindo para mudar ou acrescentar temperos. Não trabalhamos com produtos condimentados, são todos naturais e frescos".

O salmão, que pode vir ao molho de maracujá, morango e gengibre, na versão com alho, experimentada pela equipe do Diário, mostrou que o apuro no tempero, até através de um simples condimento, faz todo o diferencial.

Sucos especiais de frutas naturais e mais de 30 rótulos de cachaça são as opções de bebida.

A casa tem cadeiras dispostas por varandas, o que dá um clima litorâneo ao local. É como ir à praia, comer um peixe ou fruto do mar, mas estar, ao mesmo tempo, em qualquer outro lugar do Brasil provando de todos os seus sabores.

O Cantaril - Restaurante. Na Avenida Winston Churchill, 626, São Bernardo. Tel.: 2564-6451. Horário de funcionamento: Ter. a qui., das 11h às 23h; sex. e sáb., das 11 à 0h; e dom., das 11 às 17h30. Estacionamento próprio. Cartões Mastercard, Visa e Dinners.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;