Cultura & Lazer Titulo Erudita
Filarmônica estreia reforços

A violoncelista coreana Ji Yon Shim, nova chefe de naipes
da formação, será também o solista das apresentações

Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
05/08/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A Orquestra Filarmônica de São Caetano mostra os reforços desta temporada nos concertos de sábado (às 20h30) e domingo (19h30), no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em sua cidade sede. A violoncelista coreana Ji Yon Shim, nova chefe de naipes da formação, será também solista das apresentações. Outros 15 músicos recém-contratados estreiam nestes concertos, após período de testes que tomou o mês de julho e que reforça o momento de transição da orquestra, comandada pelo maestro Sérgio Assumpção.

A musicista coreana - que passou parte da infância e adolescência no Brasil antes de partir para temporada de estudos de cerca de 15 anos no Exterior - fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos e voltou ao País há dois anos. "Pela qualidade do trabalho dela, achamos que seria muito bom ela fazer um concerto solo logo na chegada", diz Assumpção. "Ela tem formação muito importante, já foi solista de várias orquestras no Exterior. É uma grande aquisição para a Filarmônica", diz.

O repertório das apresentações tem Concerto para violoncelo e orquestra em si menor (opus 1040), de Antonín Dvorák, e a Sinfonia nº 4 em mi menor (opus 98), de Johannes Brahms.

Os recém-chegados representam a inclinação da formação em incentivar músicos em início de trajetória. "Nos testes, detectei muitos jovens talentosos, que não têm grande experiência em tocar em orquestra, mas parecem ter grande possibilidade de crescimento. Apostei neles e acho que vamos colher frutos de seu desenvolvimento", diz o regente-titular.

Quando assumiu a filarmônica, Assumpção colocou como meta de médio-prazo levá-la a patamar de qualidade que a colocasse entre as dez melhores orquestras brasileiras. Desde então, trabalha na reorganização da orquestra, que perdeu alguns músicos para duas recém-fundadas em São Paulo.

O plano para o ano que vem é fechar o projeto a ser apresentado à iniciativa privada, para conquistar patrocínio que incremente a verba da orquestra, mantida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura. A expectativa é aumentar os quadros, comprar instrumentos e conseguir um aumento de salário para os músicos.

"Recentemente a gente conseguiu um pequeno acréscimo no salário deles, mas ainda não é o suficiente para conseguir os músicos que eu desejo", diz Assumpção.

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. Sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;