Nacional Titulo
Acessibilidade nas estações está longe de ser realidade
17/08/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Seis anos após o decreto que tornou obrigatório ao sistema de transporte permitir que pessoas com dificuldade de locomoção entrem e saiam adequadamente, várias estações de trem e metrô da região metropolitana de São Paulo ainda não têm itens básicos de acessibilidade. O governo federal deu dez anos para que tudo estivesse adequado e o governo estadual tem projetos para cumprir a meta.

A Grande São Paulo, contudo, ainda tem mais da metade de suas estações sem elevadores - 73. Ao lado das rampas com até 8% de inclinação, eles são itens básicos de acessibilidade, ao contrário das escadas rolantes, que não podem ser usadas por todas as pessoas com dificuldades de locomoção.

Segundo a CPTM, a partir de 2007 foram inauguradas 12 estações acessíveis, das quais seis construídas do zero. O fato de algumas estações serem tombadas dificulta. O Metrô informou que planeja concluir a adaptação ainda neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;