Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 25 de Fevereiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Câmbio que faz a diferença


Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC

25/08/2010 | 07:01


Foto: Edmilson Magalhães/DGABC

Duas station wagons confortáveis e atraentes. Mesmo com perfis visuais distintos, tanto a Volkswagen SpaceFox quanto a Peugeot 207 SW trazem atributos que justificam a compra, principalmente pelas famílias. Mas quando comparamos a versão automatizada da VW com a automática da Peugeot, a perua de origem francesa leva a melhor.

Por muito que o câmbio automatizado da VW tenha evoluído e que a proposta seja diferenciada, ainda não é páreo para enfrentar um autêntico automático como o da Peugeot. Comparamos as versões SpaceFox I-Motion com a 207 SW XS automática, ambas com motorização 1.6 flex.

Os soluços do câmbio automatizado ainda são um incômodo. É preciso um tempo de adaptação para pegar o jeito. A ausência do pedal de embreagem dá a sensação de uma tecnologia mais avançada, mas o automatizado é apenas um câmbio manual controlado pela eletrônica. Até o cérebro entender isso, leva tempo - principalmente para quem está acostumado a carros automáticos.

Com a opção de trocas manuais oferecida pelo automatizado de cinco velocidades, a sensação do soluço fica mais atenuada. A opção da borboleta no volante também dá rapidez a esse comando e um ar de esportividade à SpaceFox, algo incomum em uma perua de sua categoria.

O câmbio automático de quatro velocidades da 207 SW XS está muito bem ajustado. Em rodovias que cortam a Grande São Paulo, a perua demonstrou harmonia no conjunto motor/câmbio, permitindo retomadas ariscas em ultrapassagens, curvas e retas. O motor 1.6 atinge 113 cv a 5.600 rpm quando abastecido a etanol. Com gasolina, são 110 cv, também a 5.600 rpm. O torque da perua é de 15,5 mkgf (e) e 14,2 mkgf (g) a 4.000 rpm.

É um desempenho muito parecido com o da SpaceFox I-Motion, que atinge 101 cv (g) ou 104 cv (e) a 5.200 rpm. O torque é de 15,4 mkgf (g) e 15,6 mkgf (e). O veículo atinge velocidade final de 179 km/h (g) e 181 km/h (e). Já a SW da Peugeot atinge velocidade máxima de 180 km/h, independentemente do tipo de combustível.

O modelo da VW realmente ganhou upgrade na última reestilização. Tanto interna quanto externamente, a SpaceFox ficou muito bonita e agradável. As linhas laterais ficaram mais simples e fluidas. Com a remodelação do painel, o veículo perdeu o ar espartano da versão anterior. Com 430 litros, o espaço do porta-malas continua sendo um dos pontos fortes da SpaceFox. Rodas de liga leve aro 15, faróis com máscara negra e maçanetas de alumínio incrementam o visual da perua da VW.

Mas a 207 SW XS também não fica atrás. Tem visual externo agradável, com inconfundíves grandes faróis. O interior ainda é atraente, com fácil acessibilidade e consulta dos instrumentos. Um dos problemas da versão SW XS é não oferecer air bags - equipamentos importantes para a segurança passiva. Já no Volkswagen, as bolsas infláveis frontais são opcionais. 

Números

VW SpaceFox 1.6 I-Motion

Peugeot 207 SW XS Automático

Motor

1.6 Flex

1.6 Flex

Potência

101 cv (g) 104 cv (e) a 5.250 rpm

110 cv (g) / 113 cv (e) a 5.600 rpm

Torque

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (e) a 2.500 rpm

14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (e) a 4.000 rpm

Velocidade máxima

179 km/h (g) 181 km/h (e)

180 km/h (g/e)

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,4 s(g)/ 11,1 s (e)

12,6 s

Comprimento

4,18 metros

4,08 metros

Altura

1,55 metro

1,48 metro

Largura

1,66 metro

1,67 metro

Distância entre eixos

2,46 metros

2,44 metros

Peso

1.142 quilos

1.230 quilos

Porta-malas

430 litros

313 litros

Tanque

50 litros

50 litros

 

 

Equipamentos

VW SpaceFox 1. I-Motion

Peugeot 207 SW XS Aut

Preço básico

R$ 51,4 mil

R$ 50,9 mil

Air bag duplo

Opcional (R$ 2.100) *

Não disponível

Ar-condicionado

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 1.800)

Opcionais (R$ 1.500)

CD player com MP3

Opcional (R$ 1.920)

Opcional (R$ 699)

Coluna de direção ajustável

Série

Série (altura)

Computador de bordo

Série

Série

Direção hidráulica

Série

Série

Faróis de neblina

Série

Série

Freios ABS

Opcionais (R$ 2.100) *

Série

Retrovisores elétricos

Série

Série

Rodas de liga leve

Série (15”)

Série (15”)

Travas e vidros elétricos

Série

Série

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Câmbio que faz a diferença

Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC

25/08/2010 | 07:01


Foto: Edmilson Magalhães/DGABC

Duas station wagons confortáveis e atraentes. Mesmo com perfis visuais distintos, tanto a Volkswagen SpaceFox quanto a Peugeot 207 SW trazem atributos que justificam a compra, principalmente pelas famílias. Mas quando comparamos a versão automatizada da VW com a automática da Peugeot, a perua de origem francesa leva a melhor.

Por muito que o câmbio automatizado da VW tenha evoluído e que a proposta seja diferenciada, ainda não é páreo para enfrentar um autêntico automático como o da Peugeot. Comparamos as versões SpaceFox I-Motion com a 207 SW XS automática, ambas com motorização 1.6 flex.

Os soluços do câmbio automatizado ainda são um incômodo. É preciso um tempo de adaptação para pegar o jeito. A ausência do pedal de embreagem dá a sensação de uma tecnologia mais avançada, mas o automatizado é apenas um câmbio manual controlado pela eletrônica. Até o cérebro entender isso, leva tempo - principalmente para quem está acostumado a carros automáticos.

Com a opção de trocas manuais oferecida pelo automatizado de cinco velocidades, a sensação do soluço fica mais atenuada. A opção da borboleta no volante também dá rapidez a esse comando e um ar de esportividade à SpaceFox, algo incomum em uma perua de sua categoria.

O câmbio automático de quatro velocidades da 207 SW XS está muito bem ajustado. Em rodovias que cortam a Grande São Paulo, a perua demonstrou harmonia no conjunto motor/câmbio, permitindo retomadas ariscas em ultrapassagens, curvas e retas. O motor 1.6 atinge 113 cv a 5.600 rpm quando abastecido a etanol. Com gasolina, são 110 cv, também a 5.600 rpm. O torque da perua é de 15,5 mkgf (e) e 14,2 mkgf (g) a 4.000 rpm.

É um desempenho muito parecido com o da SpaceFox I-Motion, que atinge 101 cv (g) ou 104 cv (e) a 5.200 rpm. O torque é de 15,4 mkgf (g) e 15,6 mkgf (e). O veículo atinge velocidade final de 179 km/h (g) e 181 km/h (e). Já a SW da Peugeot atinge velocidade máxima de 180 km/h, independentemente do tipo de combustível.

O modelo da VW realmente ganhou upgrade na última reestilização. Tanto interna quanto externamente, a SpaceFox ficou muito bonita e agradável. As linhas laterais ficaram mais simples e fluidas. Com a remodelação do painel, o veículo perdeu o ar espartano da versão anterior. Com 430 litros, o espaço do porta-malas continua sendo um dos pontos fortes da SpaceFox. Rodas de liga leve aro 15, faróis com máscara negra e maçanetas de alumínio incrementam o visual da perua da VW.

Mas a 207 SW XS também não fica atrás. Tem visual externo agradável, com inconfundíves grandes faróis. O interior ainda é atraente, com fácil acessibilidade e consulta dos instrumentos. Um dos problemas da versão SW XS é não oferecer air bags - equipamentos importantes para a segurança passiva. Já no Volkswagen, as bolsas infláveis frontais são opcionais. 

Números

VW SpaceFox 1.6 I-Motion

Peugeot 207 SW XS Automático

Motor

1.6 Flex

1.6 Flex

Potência

101 cv (g) 104 cv (e) a 5.250 rpm

110 cv (g) / 113 cv (e) a 5.600 rpm

Torque

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (e) a 2.500 rpm

14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (e) a 4.000 rpm

Velocidade máxima

179 km/h (g) 181 km/h (e)

180 km/h (g/e)

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,4 s(g)/ 11,1 s (e)

12,6 s

Comprimento

4,18 metros

4,08 metros

Altura

1,55 metro

1,48 metro

Largura

1,66 metro

1,67 metro

Distância entre eixos

2,46 metros

2,44 metros

Peso

1.142 quilos

1.230 quilos

Porta-malas

430 litros

313 litros

Tanque

50 litros

50 litros

 

 

Equipamentos

VW SpaceFox 1. I-Motion

Peugeot 207 SW XS Aut

Preço básico

R$ 51,4 mil

R$ 50,9 mil

Air bag duplo

Opcional (R$ 2.100) *

Não disponível

Ar-condicionado

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 1.800)

Opcionais (R$ 1.500)

CD player com MP3

Opcional (R$ 1.920)

Opcional (R$ 699)

Coluna de direção ajustável

Série

Série (altura)

Computador de bordo

Série

Série

Direção hidráulica

Série

Série

Faróis de neblina

Série

Série

Freios ABS

Opcionais (R$ 2.100) *

Série

Retrovisores elétricos

Série

Série

Rodas de liga leve

Série (15”)

Série (15”)

Travas e vidros elétricos

Série

Série

 

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;