Política Titulo Política ABC
Próximo presidente do Consórcio herdará dívida

Prefeito de Santo André, João Avamileno (PT) termina sua gestão sem pagar dissídio a ex-funcionários

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
22/12/2008 | 07:22
Compartilhar notícia


O problema da falta de pagamento de reajuste salarial de ex-funcionários do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, referente aos anos de 2006 e 2007, poderá cair no colo do próximo presidente a assumir a entidade em 2009 (possivelmente o prefeito reeleito de São Caetano, José Auricchio Júnior, PTB).

Apesar de acordado na Justiça por meio de dissídio coletivo, o reajuste salarial ainda não foi pago para um grupo de seis ex-trabalhadores do Consórcio Intermunicipal, instituição criada há 18 anos pelas sete prefeituras do Grande ABC. O atual presidente do órgão, João Avamileno (PT), prefeito de Santo André , admitiu o problema e justificou que a "peça orçamentária está no fim".

O fato, no entanto, não é confirmado pelo prefeito reeleito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), que antecedeu o petista no comando da entidade. "Com certeza, há dinheiro em caixa, inclusive todos os prefeitos do Consórcio acompanham os recursos financeiros e as despesas", disse o tucano. Para Kiko, o não-pagamento deve estar esbarrando em algum empecilho jurídico ou na rubrica no orçamento do Consórcio.

Tempo - O advogado Vladimir Alves, um dos ex-funcionários demitidos quando Avamileno assumiu o comando do Consórcio, ainda aguarda o pagamento. "Decisão de dissídio não se discute, se paga", afirmou Alves, que entrou para o Consórcio Intermunicipal quando o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), era o presidente da entidade.

O ex-funcionário trabalhou de 2005 a 2008 no cargo de consultor jurídico da presidência da instituição. Alves afirmou que, em outubro, durante conversa no gabinete do prefeito de Santo André, Avamileno teria se comprometido a pagar. "Ele (Avamileno) disse que a situação seria resolvida administrativamente", ressaltou.

Para a reportagem do Diário, Avamileno confirmou que os funcionários receberão "provavelmente entre janeiro e fevereiro", ou seja, quando não mais estiver à frente do Consórcio. "Vamos pagar no nosso tempo, não no deles".

Entidade atinge maioridade, mas não atrai sequer os sete prefeitos

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC completou recentemente maioridade, mas sem convencer. Até mesmo os atuais chefes do Executivo da região mostram desinteresse com as propostas de integração dos sete municípios. A prova é o baixo quórum nas reuniões ou atividades promovidas pela instituição nos últimos tempos.

O próprio seminário dos 18 anos do Consórcio Intermunicipal reuniu apenas o atual presidente e prefeito de Santo André, João Avamileno (PT) e do prefeito reeleito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), que era o anfitrião do encontro. Os outros cinco prefeitos não marcaram presença. Também não compareceram nenhum dos eleitos em outubro, com exceção do petebista.

Entre os quatro mandatos do Consórcio na atual legislatura - William Dib (PSB), em 2005 e 2006; Adler Kiko Teixeira (PSDB), em 2007 e Avamileno neste ano - a gestão do petista está entre as mais criticadas, por conta de seu isolamento à frente do órgão, em parte provocado por conta do ano eleitoral. Mas as diferenças partidárias dificilmente serão deixadas de lado a partir de 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;