Cultura & Lazer Titulo
Chargistas do ‘Diário’ no Piauí
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
24/11/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Os cartunistas Gilmar Barbosa e Luiz Carlos Fernandes, ilustradores do Diário, integram o júri do 25ª Salão de Humor do Piauí, a ser realizado na próxima semana em Teresina. O tema desta edição é A Moda Agora é Rir.

Fernandes, também caricaturista, será jurado pela segunda vez no evento. Gilmar, parte do time de selecionadores dos salões de Paraguaçu Paulista e Caratinga (MG), junta-se ao colega e estréia este ano como jurado no salão.

Considerado o segundo maior evento do gênero do País, o salão é extremamente querido. “É o mais charmoso. Temos resposta das pessoas, já que o evento é mais aberto”, diz Fernandes, premiado duas vezes em Teresina com as caricaturas de Acelino “Popó” Freitas (2003) e de Pelé (2005).

Gilmar impressiona-se com a maneira com que os trabalhos são encarados. “Lá, eles exteriorizam o quanto acharam engraçado. Caem na gargalhada mesmo. Nos outros lugares é um pouco mais distante.”

Os dois terão agenda cheia. Pela manhã, ministrarão oficinas de cartum para crianças e adolescentes. Fernandes ensinará os princípios básicos da caricatura; Gilmar falará sobre a criação de tiras (Ócios do Ofício é seu trabalho do gênero mais famoso).

À tarde, participarão de palestras e debates. Fechando o dia, farão caricaturas das pessoas que passam pela praça D. Pedro II, onde há shows musicais. “A estimativa da polícia é de que 350 mil pessoas passam por lá”, diz Fernandes.

Os dois vão expor seus trabalhos. Os de Gilmar ficarão na Universidade Estadual do Piauí. São cerca de 30 cartuns que compõem a mostra ampliada No País da Piada Pronta, instalada pela primeira vez em 2005 no mesmo salão. Fernandes também reexibe Cariscultura, com 50 caricaturas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;