Memória Titulo
‘A verdade em praça pública`

O primeiro comício na Praça Lauro Gomes foi realizado em 1955, por ocasião da campanha do Lauro a deputado federal

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O primeiro comício na Praça Lauro Gomes foi realizado em 1955, por ocasião da campanha do Lauro a deputado federal. Chamou-se: "A verdade em praça pública". Aqui está a imagem, dentro da Semana Beltran Asêncio de Fotografia: muita gente espremida diante do palanque e das máquinas municipais - o prefeito quis mostrar que num único mandato incompleto São Bernardo havia prosperado bastante.

O vice-prefeito Bortolo Basso não assumiu com a renúncia de Lauro a prefeito. Assumiu Sérgio Balottim, presidente da Câmara Municipal, que completou a gestão 1952-1955. Lauro foi eleito deputado federal. Apoio Aldino Pinotti nas eleições municipais seguintes. Voltou ao cargo de prefeito na sucessão do próprio Pinotti, e morreu no cargo de prefeito de Santo André, em 1964.

HISTÓRIA
A Praça Lauro Gomes transformou-se em ponto predileto para manifestações políticas. Líderes como Ulysses Guimarães, Luiz Carlos Prestes, Franco Montoro, FHC e Lula passaram por ela.

Artistas também. Roberto Carlos, por exemplo, por duas vezes cantou na Praça Lauro Gomes, em comícios políticos: na campanha municipal de Jaime Franchini e ao governo do Estado de Antonio Hermínio de Morais.

MANIFESTAÇÃO
"Pouco, muito pouco uma semana, deveria ser um mês, pelo menos, porém, com umas quatro fotos por dia. O Beltran não é o fotógrafo da cidade, a cidade é que é do Beltran" (Roberto Pelosini, memorialista).

CORREÇÃO
A coluna errou ontem: a foto do Largo da Matriz mostra a atual igreja, e não a colonial que foi derrubada na década de 1940.

SANTOS DO DIA

Bárbara (Patrona dos Advogados e Mineiros), Bernardo de Parma e João Damasceno.

Bárbara sofreu o suplício em 235 no Egito ou em 313 na Antioquia. Seu pai, pagão, a enclausurou numa torre. Numa viagem do pai, se fez batizar e pagou isto com a morte. É invocada nas tempestades contra o raio.

João Damasceno nasceu na Síria. Foi prefeito de Damasco. Por amor a Jesus Cristo renunciou a tudo e distribuiu os seus bens aos pobres. Tornou-se padre e doutor da Igreja. Faleceu em seu País, no ano 749, com quase 100 anos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 3 de dezembro de 1978

Política - "O diploma que recebi na manhã da última quinta-feira, na Assembléia Legislativa, não é só meu. Ele veio dos 39.148 eleitores que me confiaram seus votos e pertence ao povo de São Bernardo, que tem, agora, um representante no parlamento paulista. Afinal, desde os tempos do saudoso Lauro Gomes, São Bernardo não tinha voz na Assembléia" (Mário Ladeia Rocha, vice-prefeito de São Bernardo, em anúncio ilustrado com o diploma em seu nome expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

A história dos bairros - Em foco, o Parque dos Pássaros, na 90ª reportagem da série.

Especial - Museu expõe relógios seculares em São Paulo

Anúncio 1 - "Nas Casas Bahia, Natal com economia. Crédito simplificado, o mais fácil da praça".

Anúncio 2 - "Arapuã chegou a Rudge Ramos, com muito barulho e preço baixo".

Crônica 1 - Roterdan Cravo & Fausto Polesi: "E pergunto se vai bem a luta pela igualdade de sexo".

Crônica 2 - Júlio Pinheiro & Hermano Pini Filho: "Maneira de levar a vida enquanto a sorte não chega".

EM 4 DE DEZEMBRO DE...

1908 - Nascimento do arquiteto e artista plástico Willy Rabenhorst, com várias obras no Grande ABC. Uma delas: o antigo Centro de Pesquisas da Ford do Brasil, na Via Anchieta, hoje ocupando pela Universidade Bandeirantes.

1916 - Lei 1.512 cria o Distrito de Paz de São Caetano, cuja instalação se deu em 6 de fevereiro de 1917.

1978 - O diretor da Sudene em São Paulo, Lyncoln Pereira de Araújo, visita a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e fala sobre os problemas do Nordeste.

HOJE

Dia do Publicitário, Dia do Orientador Educacional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia Nacional do Podólogo.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;