Cultura & Lazer Titulo
Jovem papai em dobro
Gabriela Germano
Da TV Press
16/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Para interpretar um pai adolescente em Três Irmãs, Ivan Mendes fez a lição de casa direitinho. O ator experimentou a paternidade muito cedo, aos 21 anos. Com sua filha Maria Clara, 2 anos, ele dispensou a conversa com outros jovens e relembrou sua própria história na preparação para a novela. "Ninguém sabe qual é a emoção de ter um filho até passar por isso. E o baque ao receber a notícia também. Minha experiência pessoal fez diferença", assegura o intérprete do prematuramente amadurecido Pedro Henrique.

O ator acha importante o tema gravidez na adolescência ser abordado em uma novela. "É mais eficiente do que as campanhas oficiais. Como existe a emoção do personagem, o público se identifica", valoriza Ivan, que contracena com a atriz Cecília Dassi na pele de Natália. Para ele, o mais importante de fazer esse alerta aos jovens é mostrar que ter um filho traz como conseqüência inúmeras responsabilidades. "A gravidez é algo bom. Mas é preciso ter bagagem para dar amor, carinho e sustento a um filho. A discussão é qual é o melhor momento para tê-los", diz.

Com um semblante quase sempre sério, Ivan mostra-se satisfeito com esse que é seu segundo trabalho longo na TV. Antes de Três Irmãs, o ator tinha feito apenas pequenas participações até conquistar um personagem fixo em Luz do Sol, da Record, em 2007, quando interpretou o responsável Rick. Mas, apesar da curta experiência com as câmaras, desde a estréia ele garante que nunca entrou nervoso em cena. "Certamente minha formação em teatro me dá essa tranqüilidade", defende.

Ginasta - E pensar que, inicialmente, o teatro não era primeiro plano na vida de Ivan. A atividade começou por acaso, em 2002, quando o ator Leonardo Brício produzia uma montagem de O Ateneu, baseada na obra de Machado de Assis. Precisavam de atores que saltassem e Ivan praticava ginástica olímpica. "Consegui o papel porque era ginasta. Cheguei a treinar ao lado de Diego e Daniele Hypólito quando eles eram pequenos", relembra Ivan, que também já trabalhou com o grupo Intrépida Trupe, conhecido por misturar em suas apresentações teatro, dança e acrobacias.

Mas o rapaz se deu tão bem como ator que os esportes ficaram para trás. Ivan adora cuidar da saúde e do corpo, fez 18 anos de capoeira e pratica pilates. Hoje, no entanto, é tudo hobby. Depois dessa primeira experiência bem-sucedida nos palcos, ele foi fazer faculdade de artes cênicas. Suas escolhas sempre foram desafiadoras. "Ser atleta e artista no Brasil é difícil. Tudo porque não valorizam isso na base de nossa educação. Temos aulas de Educação Física e de Artes, mas sempre empurradas com a barriga", critica.

Cinema - Consciente das dificuldades da carreira que elegeu para a sua vida, Ivan acredita que, com 23 anos, está no caminho certo. Ele acabou de participar do filme Léo e Bia, dirigido por Oswaldo Montenegro e ainda sem data de lançamento. Coincidentemente, no longa seu personagem também engravida a namorada adolescente.

Pensando para a frente, o ator sempre desejou filmar no Exterior, para ter contato com outros profissionais e outras culturas. "Quero fazer muita coisa mas não sou ganancioso. As pessoas não têm mais paciência umas com as outras para alcançar o que desejam. Não vou enlouquecer para realizar minhas conquistas", avisa o jovem ator.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;