Setecidades Titulo Campanha
Corretores orientam motoristas da região sobre seguro DPVAT

Ação teve como objetivo abordar cobrança irregular do serviço

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
11/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Associados do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo), juntamente com a ONG Terapeutas do Trânsito, estiveram ontem nas ruas de Santo André e de São Caetano para informar pedestres e motoristas sobre o direito ao DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

A ação faz parte da campanha DPVAT – Corretores de Seguros Juntos com Você, promovida pelo Sincor-SP. Segundo o diretor do sindicato na regional do Grande ABC, Sady José Viana Sobrinho. trata-se de uma atividade de responsabilidade social. “Muitas pessoas desconhecem o direito à indenização em caso de acidente de trânsito. Em virtude disso, atravessadores conseguem ganhar dinheiro se aproveitando dessa falta de informação dos envolvidos nas ocorrências, que muitas vezes pagam para receber algo que não deve ter custo algum. Esta campanha é um eficiente instrumento de divulgação desse direito.”

O DPVAT foi criado por lei federal em 1974. O seguro indeniza pessoas vítimas de acidentes de trânsito por morte ou invalidez (parcial ou total) permanente e reembolsa despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.

Pessoas que se encaixam nesse perfil podem solicitar a indenização de forma gratuita por meio das regionais do Sincor-SP que oferecem atendimento do serviço. “É importante salientar que temos 30 locais que podem ajudar motoristas e pedestres nessas condições. Não precisa pagar nada”, relata Sady ao comentar sobre os intermediadores.

Nesses casos, os terceiros que prestam serviço do DPVAT chegam a cobrar até 30% do valor da indenização. Assim, por exemplo, nos casos de morte ou invalidez permanente, embolsam mais de R$ 4.000, uma vez que a indenização é de R$ 13,5 mil. Já o Sincor-SP, por meio de seus escritórios regionais, oferece serviço gratuito de orientação à população, além de auxiliar, também sem ônus, na entrada e andamento dos processos para recebimento dos valores.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;