Cultura & Lazer Titulo
Novo computador permite escrever com os olhos no Japão
Das Agências
14/11/2006 | 18:35
Compartilhar notícia


Escrever no computador sem usar as mãos nem a voz, mas apenas com a força do olhar é uma possibilidade a partir de agora no Japão, onde um professor universitário criou um sistema que permite digitar apenas olhando para as letras no monitor.

Segundo a agência Ansa, o estudioso por trás do protótipo inovador é Kohei Arai, professor de ciências da computação na Universidade de Saga, no sul do Japão. Segundo o professor, a invenção poderia ter importantes aplicações no setor médico e hospitalar, principalmente para pessoas que sofreram acidentes com as mãos ou doentes que não podem se levantar.

O sistema funciona com um computador, uma câmera de vídeo especial e um software de apoio. A máquina é capaz de reconhecer o centro do rosto a partir de gradações de luz e sombra sobre a pele, identificando assim seis pontos chave em volta dos olhos do usuário. A partir destas referências, o computador consegue determinar a posição do rosto e os deslocamentos do campo de visão, tornando possível a escolha de caracteres num teclado exibido na tela. As condições para o funcionamento correto do sistema são manter uma distância de 30 cm da tela e uma distância de 2,5 cm entre uma tecla e outra no teclado virtual.

"Projetos parecidos já haviam sido apresentados no passado, mas precisavam de uma máscara especial ou micro-câmeras infravermelho para os olhos. Este novo sistema, menos invasivo e utilizável por todos, serve principalmente para deficientes ou pacientes internados em hospitais que, sem poder falar nem se mexer, podem escrever textos ou pedir ajuda às enfermeiras", explica Arai.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;