Memória Titulo História
Para lembrar Tonho, Grecco, Tureli, Odilon...
Por Ademir Medici
05/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Qual a diferença entre essas duas publicações de futebol? São múltiplas, a começar pelos 60 anos que as separam.

"Varzeana", de figurinhas, é regional. Extrapola os limites do Grande ABC para alcançar Santos, São Vicente e Cubatão.

"Almanaque do Futebol de Ribeirão Pires" traz histórias de equipes e futebolistas da cidade, com a delícia dos logotipos de equipes como o EC Jardim Caçula, fundado em 10-4-1968, o que significa que o loteamento Jardim Caçula, em plena área de mananciais, surgiu numa década em que era permitida, ainda, a abertura de áreas urbanas à beira da represa. Lembrando: a Lei de Proteção aos Mananciais é de 1976.

O "Almanaque do Futebol de Ribeirão Pires" foi editado por Daniel Alcarria, jornalista e graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A publicação nasceu nas páginas de ''A Voz de Ribeirão Pires''.

O álbum "Varzeana" traz a assinatura de Morcilo & Bisquolo Ltda, uma editora de São Caetano cuja sede ficava na Rua Santa Catarina, no Centro da cidade. São cromos coloridos de equipes como o EC São Bernardo, do craque Odilon, que nos repassou o seu álbum - praticamente todo completado.

As duas publicações oferecem notícias do Ribeirão Pires FC. Tonho, Joãozinho Grecco e Tureli estão nos dois álbuns. Joazinho, aliás, é um das figurinhas carimbadas da eterna "Varzeana".

 

O moinho e a rosa

O Restaurante São Judas Tadeu paralisa atividades na Avenida Maria Servidei Demarchi deixando histórias, lembranças, peças e objetos. Caso do antigo moinho de 1929, com stand que ficava no centro do restaurante. Que destino terão aquelas peças?

Se o Museu do Trabalho e do Trabalhador de fato existisse, bem que as peças poderiam ali ser abrigadas. Mas a megalomania da obra vem adiando a iniciativa. Bem que o museu poderia ter sido instalado, a custo zero, nos baixos das arquibancadas do Estádio da Vila Euclides, como esta Memória sugeriu, inspirada no Museu do Futebol no Pacaembu.

Folheamos uma vez mais a reportagem que o Diário publicou em 1972 sobre a Rota do Frango com Polenta. E anotamos, sobre o São Judas: "restaurante para mais de 500 pessoas, decoração luxuosa, amplas ''toilletes'', play-ground divertidíssimo. Para as senhoras que comparecem ao restaurante são ofertadas rosas. Funciona diariamente, de domingo a domingo, das 11h às 24h".

 

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6024

 

MANCHETE - Grande ABC teme perda

de arrecadação. A previsão é de secretários econômicos dos sete municipais se não houver urgente

reforma tributária.

SEQUESTRO - As missionárias da 1ª Igreja Batista de Santo André, a serviço em Angola, permanecem desaparecidas.

 

Em 5 de janeiro de...

 

1881 – Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, depois Visconde de Sepetiba, assume a presidência da Província de São Paulo, cargo semelhante ao do atual governador de Estado.

1916 – O trabalhador rural Leonardo Floriano de Toledo foi alvejado com tiro de espingarda durante uma discussão no bairro Rio Abaixo, em São Bernardo. A carga, desferida por Francisco de Toledo, feri-o na cabeça e outras regiões.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ''o czar da Rússia fala às tropas: a paz só será feita depois de expulso o inimigo do território russo, e de acordo com os aliados''.

1971 – Desabam colunas da ala 13 da Volkswagen. No local trabalhavam dezenas de operários que executavam a remoção de escombros provocados pelo incêndio de dezembro. Doze operários ficam feridos.

 

Santos do Dia

São João Nepomuceno Neumann (Boemia, Europa Central, 1811 - Filadélfia, EUA, 1860). Primeiro padre redentorista na América. Eleito pela Congregação, em 1847, o superior geral dos redentoristas nos EUA. Nomeado bispo de Filadélfia em 1852).

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Emiliana

Eduardo

Simeão Estilita




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;