Setecidades Titulo
Começa remoção em áreas de risco
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
22/11/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


Começou segunda-feira a remoção de famílias que moram em habitações precárias de diversos pontos de Diadema para prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) localizados no bairro Casa Grande. O programa de remoção pretende atender 540 famílias até o fim do ano, sendo 320 moradoras de áreas de risco e 220 moradoras de alojamentos públicos. A construção dos prédios foi a cargo do governo do Estado. A escolha das famílias e a transferência, da Prefeitura.

Por volta das 9h de segunda-feira, no núcleo Krones – localizado em frente à fábrica de mesmo nome, na avenida Presidente Juscelino –, a primeira favela a ter famílias removidas, havia um grande vaievém de pessoas carregando caixas para organizar as mudanças. Ao todo, 12 famílias que viviam em áreas de risco naquele local seriam transferidas. As remoções estão previstas para acontecer até 20 de dezembro. O secretário de Habitação acompanhou a mudança. "Essas são as primeiras famílias, então alguns ajustes ainda estão sendo feitos", explicou.

Uma das famílias removidas é a do prensista Ezequiel Rocha de Matos, 39 anos. Havia sete anos que ele vivia sozinho em um barraco de tapumes, de 15 m². Seus filhos, de 16 e 18 anos, a nora de 18 e o neto de um ano e meio, que moravam no barraco de sua ex-mulher, vão viver com o ele na nova casa. "A família toda preparou a mudança. Ficamos sábado e domingo colocando as coisas nas caixas para a gente mudar hoje", conta. Ele, o filho mais novo, a nora e dois amigos da família levavam os móveis, eletrodomésticos e objetos encaixotados para o caminhão da Prefeitura. Como o barraco era muito pequeno, uma das paredes foi derrubada para facilitar a retirada dos objetos.

"Eu não conheço o apartamento por dentro. Só passei lá na frente", dizia o prensista durante a mudança. A curiosidade do prensista acabou às 10h20, logo após retirar as chaves na recepção do conjunto de quatro prédios. Matos entrou na sala, olhou para o teto, se dirigiu até um dos quartos, depois o outro e então à cozinha. Disse ter gostado bastante do apartamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;