Internacional Titulo
Hamas promete se vingar de Israel pelo assassinato de líder
Por Do Diário OnLine
Com AFP
22/06/2003 | 17:05
Compartilhar notícia


O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) prometeu neste domingo que o assassinato de Abdalá Kawasmé, um dos líderes do braço armado do grupo, "não ficará impune". Kawasmé foi morto por forças de Israel no sábado, em Hebron (sul da Cisjordânia).

"Este crime foi cometido pelo terrorista (primeiro-ministro israelense, Ariel) Sharon. O inimigo sionista deve esperar uma resposta do Hamas por este crime", afirmou o líder Abdelaziz al Rantisi.

Mas Rantisi destacou que a morte de Abdalá Kawasmé não afetaria necessariamente as atuais negociações de um cessar-fogo com Israel. "Isso não vai afetar o diálogo, mas não vai se dar as costas ao povo palestino. Continuaremos resistindo como se não houvesse diálogo", declarou.

Rantisi sobreviveu no dia 10 de junho a um ataque seletivo de helicópteros israelenses em Gaza.

Outro membro do Hamas, Abu Shanab, também declarou que a morte de Kawasmé não causará a interrupção das negociações sobre um cessar-fogo com o premiê palestino, Mahmud Abbas (Abu Mazen). "Prometemos a ele que lhe daríamos uma resposta, talvez na segunda-feira", comentou.

Apesar disso, Shanab condenou o assassinato e alertou para o risco de mais ataques do braço armado do Hamas contra Israel. "Quero que o mundo se dê conta de que os palestinos sofrem sob a ocupação israelense. Nós estamos no braço político, não sabemos qual será a reação do braço militar", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;