Política Titulo Após prévias
Racha no Psol de São Caetano causa debandada de filiados
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
04/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O conturbado processo de prévias para a escolha do candidato do Psol de São Caetano à Prefeitura, realizado em fevereiro, tem causado debandada da legenda. A principal baixa é a do então presidente do partido na cidade, Thiago Cavallini, que formalizou sua desfiliação na quinta-feira. Pré-candidato da sigla ao Paço, Renan Celestino também deixou o partido. Outros militantes próximos aos socialistas devem acompanhá-los.

Parte dos filiados, sobretudo ligada ao setorial de juventude, se decepcionou com a eleição do ex-vereador Devanir Morari (ex-PT). A candidatura do ex-petista foi construída a forceps pela velha-guarda do Psol, integrada pelo ex-vereador Horácio Neto e pelo ex-prefeiturável Fernando Turco. Antes da articulação pró-Devanir, o cenário se desenhava pela escolha do advogado Pedro Teruji como postulante da sigla ao Palácio da Cerâmica.

Com apoio de Horácio, o ex-parlamentar levou a disputa interna, em fevereiro. “Ele (Horácio) usou a maioria (de apoio) partidária que tem para ter uma situação privilegiada e confortável para sua candidatura a vereador. Eu lamento, pois o partido precisa de construção coletiva e esse tipo de competição destrutiva é muito ruim para o próprio partido”, criticou Cavallini, que foi candidato a vereador pelo Psol em 2012 e que tentaria novamente vaga na Câmara pela legenda.

Tanto Cavallini quanto Renan e os demais filiados que deixarão o Psol têm conversas para ingressar na Rede Sustentabilidade.

O movimento deve enfraquecer a chapa de candidatos a vereador. Havia expectativa de eleição de Horácio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;