Economia Titulo Empregos
Mercado de trabalho volta a deslanchar em janeiro
Por
26/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas seis principais regiões metropolitanas do País foi de 7,2% no mês passado, a menor para janeiro na série histórica, iniciada em 2003, e a segunda menor de toda a série, levando em consideração todos os meses pesquisados, perdendo apenas para dezembro do ano passado (6,8%).

"O cenário econômico está bastante favorável e isso está refletindo nos resultados do mercado", afirmou o gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo.

O índice de janeiro também ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas, que variavam de 7,3% a 8%, com mediana de 7,60%. Segundo Azeredo, os resultados do mercado de trabalho metropolitano em janeiro foram marcados por recordes positivos.

Ele argumentou que o aumento no número de desocupados que ocorre sazonalmente em janeiro ante dezembro, com a dispensa de funcionários temporários contratados no final do ano anterior, foi o menor para o mês, em janeiro de 2010 (6%), desde 2006.

Em janeiro do ano passado, por exemplo, a alta nesse indicador havia chegado a 20,6%. "Aumentar o número de desocupados em janeiro é natural, sazonal, o diferencial é quanto isso aumenta e esse crescimento menor de janeiro deste ano mostra um cenário favorável para o mercado de trabalho, traz uma boa expectativa", disse.

Azeredo destacou que o número de desocupados nas seis regiões é o menor para o mês de janeiro na série histórica. "O volume de dispensas que ocorrem em janeiro está relacionado ao desenvolvimento econômico, se a economia vai bem há menos demissões de temporários", afirmou.

Outro exemplo do bom citado por Azeredo é o aumento no número de trabalhadores com registro, que subiu 0,7% em janeiro em relação a dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;