Política Titulo
Carlos Velloso é o novo presidente do TSE
Por Da Agência Brasil
22/02/2005 | 09:42
Compartilhar notícia


O ministro Carlos Velloso assumiu na segunda-feira a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quando terminou o mandato de Sepúlveda Pertence. A vice-presidência será ocupada pelo ministro Gilmar Mendes.

A posse dos dois ainda não tem data marcada. Para isso, falta o STF (Supremo Tribunal Federal) indicar o ministro que ocupará a vaga aberta com a saída de Pertence.

Por determinação constitucional, o TSE é composto por três ministros do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados. Após a indicação feita pelo Supremo, os membros do TSE se reúnem em sessão plenária para a votação que escolherá o presidente e o vice.

A eleição tem apenas caráter formal, uma vez que sempre vai para a presidência o ministro mais antigo na composição do TSE. Atualmente, os ministros mais antigos são Carlos Velloso e Gilmar Mendes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;