Setecidades Titulo São Bernardo
Zoológico Municipal reforça cuidado com animais durante a pandemia

Mesmo fechado ao público, equipamento mantém acolhimento e tratamento de animais resgatados e vítimas de maus-tratos

Por Da Redação
14/04/2021 | 14:16
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSBC


Apesar de todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Zoológico Municipal de São Bernardo segue preservando a fauna e cuidado de animais silvestres da região. Fechado para visitação desde o início de março, devido à Fase Vermelha do Plano São Paulo, o Zoo já recebeu neste ano 109 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos, sendo que boa parte dos bichos foi devolvida à natureza.

Localizado nas dependências do Parque Estoril, o Zoo tem reforçado, em meio à pandemia do coronavírus, o cuidado dedicado aos 250 animais mantidos regularmente na área de exposição do equipamento. Nesta terça-feira (13), dentro desta rotina de cuidados, o veterano Dylan, uma jaguatirica (Leopardus pardalis) de 15 anos, foi submetido a check-up completo, que incluiu realização de exames radiológicos, de sangue e ainda endoscopia gástrica.

De acordo com veterinário do Zoo, Marcelo da Silva Gomes, a bateria de exames, que durou cerca de 1 hora, teve como finalidade avaliar o estado de saúde do animal. “O Dylan está conosco desde quando era filhote. Com o passar dos anos detectamos uma artrose no cotovelo direito que faz com que ele necessite de medicação contínua e destas avaliações regulares. Com estes procedimentos, a equipe técnica do Zoo pode acompanhar o quadro geral do animal e adequar o tratamento que irá garantir sua saúde e qualidade de vida”, explicou.

Da mesma forma que o veterano Dylan foi submetido a bateria de exames nesta semana, a equipe do Zoo segue realizando normalmente sua rotina de cuidado com os demais bichos acolhidos no equipamento, desde alimentação, manejo e o trabalho de enriquecimento ambiental e de condicionamento. A única mudança foi o aumento nos cuidados sanitários, como, por exemplo, o uso de máscara.

REFERÊNCIA

O equipamento, que é certificado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes, todos protegidos em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.

Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico de São Bernardo conta com equipe de profissionais que atuam em sintonia pelo bem-estar das espécies.

O Zoológico Municipal de São Bernardo fica no Parque Natural Municipal Estoril – Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande. Devido à Fase Vermelha do Plano São Paulo, o equipamento segue fechado ao público neste momento.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;