Memória Titulo Coluna
Chico Sapateiro, Mascotto, André Ritucci

O coreto do Largo da Matriz de São Bernardo na primeira metade do século XX. Ao fundo, as colinas que hoje abrigam as Vilas Gonçalves, Lusitânia e Duzzi

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Menino, na várzea do Rio Tietê, em São Paulo, Luiz Guereschi forjava o ferro para pipas de olaria na oficina do pai. Em 1947 vem para São Bernardo em companhia de irmãos, alugam um terreno à Rua João Basso e montam uma oficina de carpintaria e ferraria e começam a atender as olarias da região.

Fonte: biografia de Luiz Guereschi, que acompanha a lei nº 3139, de 22-7-1988, que dá seu nome a praça pública de São Bernardo.

-----

A foto de hoje a ilustrar a II Semana São Bernardo 2020, trata de um ângulo novo do antigo Largo da Matriz, imagem colorida pelo professor Mauricio Cecatto. 

O coreto com os meninos encobre a capelinha da Boa Viagem. A rua em questão é a Marechal Deodoro, com a padaria Royal à esquerda, na esquina com a Rua Padre Lustosa, e o casarão do Chico Sapateiro, na esquina oposta, da Marechal com a Rua Rio Branco.

Cecatto informa que o casarão onde Chico Sapateiro viria a montar sua sapataria pertencia à família Mascotto, sogros do André Ritucci. Já a propriedade do armazém dos Ritucci era do Chico. Houve uma troca.

Chico Sapateiro veio para a frente da igreja, neste casarão da foto, que tinha um degrau muito alto e escadas para o pavimento superior. Já o terreno do bar era plano, o que facilitava a locomoção do André Ritucci.

AS

Olaria de Abrão Salotti – Estrada de São Bernardo Velho, sem número.

Este exemplar de tijolo foi recolhido por Vicente D’Angelo na casa pertencente ao Adib Riskalla, na Rua Santa Filomena. Ali, na década de 1950, a professora Regina Dulce Donadelli mantinha um curso de Admissão ao ginásio.

Elexina D'Angelo mediu o tijolo com as iniciais de Abrão Salotti: 24 x 11,5 x 5,6 cm.

Diário há meio século

Sexta-feira, 4 de setembro de 1970 - ano 13, edição 1326

Nacional - Censura prévia: MDB insiste na ilegalidade.

Santo André - Lions Centro lança campanha de plantio de árvores para combater a poluição do ar.

São Bernardo - Faculdade de Direito anuncia dois novos cursos: Problemas Brasileiros e Direito Tributário e Trabalhista.

O primeiro curso foi determinação do Ministério da Educação.

Em 4 de setembro de...

1910 - Nasce, em São Simão, o poeta Luiz Gubitoso, radicado em Mauá.

1960 - Realizada a cerimônia de cobertura do primeiro pavilhão da Cidade dos Meninos Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, em Santo André.

1965 - Falece o médico Albert Schweitzer, catedrático da Universidade de Estrasburgo e que estudou medicina com o intuito de servir às populações pobres da África.

Prêmio Nobel de Paz de 1952, Albert Schweitzer é nome de rua no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, por indicação do vereador Lenildo Magdalena, prontamente aceita pelo prefeito Hygino de Lima.

Fonte: "O Chamado Interior", livro que reúne escritos do próprio Lenildo Magdalena, iniciativa do educador Francisco Luna, com prefácio do professor Dorival Beulke.

Santo do dia

- Moisés, o Profeta

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Santa Rosa de Viterbo. Elevado a município em 1910, quando se separa de São Simão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;