Setecidades Titulo
Moradores da Vivaldi estão em meio a esgoto
Roberta Nomura
Especial para o Diário
16/02/2005 | 14:29
Compartilhar notícia


Moradores da Vila Vivaldi, em São Bernardo, convivem há mais de um mês com problemas em duas redes de esgoto do bairro. O caso mais grave está na rua Rio Feio, onde o entupimento de redes provocou inundação até dentro do quintal de casas.

A primeira reclamação foi encaminhada para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em 5 de janeiro. Segundo o aposentado Reinaldo José Ferreira Barreto, morador do bairro, a empresa encaminhou equipe para averiguar o problema, mas não apresentou na ocasião prazo para solucioná-lo.

Na rua Rio Feio, próximo ao número 166, o entupimento prejudicou especialmente a residência da dona-de-casa Vera Yoshiko Yoshitani. “Meus filhos voltam do trabalho e reclamam do cheiro forte até dentro de casa. E aqui tem duas crianças pequenas que não podem nem brincar”, conta. De acordo com Vera, um de seus filhos já fez três reclamações na Sabesp, que em todas as solicitações visitou a residência. “Mas não adianta. Eles olham e dizem que não tem jeito porque é a rede que está cheia”.

A última verificação foi feita terça-feira à tarde. “Tentamos segurar o carro, mas não deu tempo”, diz Reinaldo Barreto. Ele tinha a intenção de impedir a partida do veículo e só liberá-lo se a Sabesp encaminhasse uma equipe de manutenção. Segundo o morador, logo após a partida do carro, ele recebeu uma informação da companhia. “O funcionário que falou comigo disse que o problema é antigo e que assim que Sabesp tiver o equipamento necessário, o entupimento será resolvido.”

Outra moradora da rua que já ligou três vezes para a companhia é a dona-de-casa Zuleica Gomes Cipriano, 80 anos. “A tampa está cheia de sujeira e eles precisam limpar porque minha casa é baixa e, se chover, vai encher tudo de água suja”, teme. Zuleica teria ouvido da Sabesp que “o problema é na avenida Lions” e, para solucioná-lo, seria necessário interromper o tráfego de uma das pistas daquela avenida. “Cada vez dão uma desculpa diferente”, reclama Barreto, o outro morador.

A assessoria de imprensa da Sabesp informa que mesmo após lavagem e desobstrução das redes, as tubulações de esgoto ainda apresentam pouca vazão de efluentes. Segundo a companhia, para solucionar o entupimento, é necessário realizar a desobstrução do coletor que recebe o esgoto dessas redes. O serviço seria complexo porque o poço de visita fica há cerca de sete metros de profundidade e o acesso é feito somente pela avenida Lions. Entretanto, a companhia se comprometeu a solicitar apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego de São Bernardo para executar o serviço a partir das 9h30 de quarta-feira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;