Economia Titulo
Montadoras cobram incentivos fiscais
Do Diário do Grande ABC
30/01/2004 | 00:40
Compartilhar notícia


   Representantes da indústria automobilística cobraram do governador Geraldo Alckmin a concessão de incentivos fiscais para que o setor seja estimulado a produzir em série veículos movidos a gás natural. A manifestação ocorreu depois que o secretário de Meio Ambiente, José Goldemberg, explicou que as oficinas especializadas na conversão de motores, embora sejam fiscalizadas, não podem garantir o padrão de qualidade nas emissões que a produção das montadoras ofereceria. “Pedimos às montadoras que produzam carros a gás. É nesta direção que a indústria automobilística deve se movimentar.”

O vice-presidente da General Motors, José Carlos Pinheiro Neto, representante da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), pediu a palavra logo em seguida. “O que nos levou em direção ao Flex Fuel (motores a gasolina e álcool) foram as vantagens tributárias, que foram transferidas para o consumidor. No caso da produção de motores a gás natural pagaríamos mais IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e mais ICMS (Imposto sobre a Circulação de Meracdorias e Serviços), o que aumentaria nosso custo fiscal. Há exemplos de outros países que, para a instalação de airbags, isentaram o imposto sobre o equipamento.”

O presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Componentes para Veículos Automotores), Paulo Butori, reforçou a argumentação com a declaração de que “a carga tributária muitas vezes inviabiliza idéias boas.” Ele ressaltou ainda que o estímulo ao gás natural precisa ser acompanhado do aumento do número de postos de abastecimento. Mas afirmou que no setor que representa já existem fornecedores preparados para oferecer motores capazes de queimar os três tipos de combustível: gasolina, álcool e gás natural.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;