Contexto Paulista Titulo
Governo lança startups para resolver gargalos
Por Wilson Marini
Da APJ
31/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Sistemas de inteligência artificial, robôs de atendimento, redes colaborativas e aplicativo para gestão de condomínios populares são algumas das inovações que poderão melhorar os serviços públicos em São Paulo. Todos eles são resultado de uma seleção de propostas que visam enfrentar desafios da administração pública de modo geral. Por meio do Pitch Gov, programa do governo estadual em parceria com o setor privado, empreendedores apresentaram projetos em áreas como educação e transparência, entre outras. As ideias avançaram para soluções concebidas por startups, que estão sendo aceleradas neste momento no ambiente futurista da Estação Hack, na Avenida Paulista, na Capital. É o primeiro centro do gênero no mundo criado pelo Facebook para impulsionar projetos de impacto social. Conta com a parceria da Artemísia, organização sem fins lucrativos de apoio a negócios de alcance social. Com duas edições realizadas, o Pitch Gov já analisou cerca de 600 soluções diferentes para 42 desafios de oito áreas do governo paulista. Chegou a hora de sair da teoria para a prática.

Gestão de condomínios
Uma iniciativa de destaque é o aplicativo de smartphone SmartSíndico, baixado gratuitamente, que permite que os síndicos e moradores de habitação de interesse social consigam administrar os condomínios de forma simples e econômica. O aplicativo, criado pela MegaApp Tecnologia, promete facilitar o trabalho na gestão dos conjuntos habitacionais da da CDHU, Cohab e Minha Casa, Minha Vida. Os serviços incluem cadastramento de blocos, unidades e moradores, prestação de contas, previsão orçamentária, emissão de boletos, pagamentos, emissão de rateios, cobrança de inadimplentes, organização de assembleias, relatórios gerenciais e vídeos de orientação. Trata-se de uma ferramenta que auxilia o síndico no cumprimento das obrigações que a rotina da administração condominial impõe, mas com ênfase na habitação de interesse social.

SmartSíndico
O aplicativo tenta suprir uma demanda antiga em condomínios considerados populares. “Muitos síndicos ficam à deriva. Por causa do baixo valor da taxa condominial e das especificidades desses condomínios, esse tipo de negócio não interessa às administradoras convencionais”, afirma o empreendedor Laerte Tadeu Temple. “Os síndicos acabam praticando a autoadministração, muitas vezes à margem da lei”. O SmartSíndico é um dos 12 aplicativos selecionados para a Prova de conceito do Pitch Gov. Após a certificação, num processo de incubação na estação do Facebook, a empresa poderá se habilitar a contratos com os condomínios do tipo CDHU.

O que diz a CDHU
“Temos a expectativa de que os condomínios possam fazer a gestão via aplicativo, uma forma mais barata”, diz Neto Mascellani, diretor de atendimento habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). “Quando alcançarmos esse patamar, ganharemos em qualidade e escala”.

Poupinha
O maior caso de sucesso entre os participantes das edições do Pitch Gov é o “Poupinha”, atendente virtual do Poupatempo capaz de fornecer informações pela internet e marcar dia e hora para cidadãos que desejam ser atendidos nas unidades em todo o Estado. Desde 2016, já trocou mais de 100 milhões de mensagens com usuários e realizou mais de 3,5 milhões de agendamentos. Trata-se do primeiro robô de atendimento ao público do governo paulista. Como ele fala de forma natural, muitos chegam a pensar que dialogam com um ser humano e agradecem com palavras como Deus te Abençoe e similares, segundo Carlos Torres, técnico da Prodesp, empresa gestora do Poupatempo.

No ensino médio
Um sistema para troca de lixo reciclável por créditos em produtos, serviços, lojas virtuais e plataformas de jogos digitais, criado por cinco alunos da Etec de Ribeirão Pires, foi o vencedor da 5ª edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. O projeto foi escolhido entre mais de 2,2 mil inscritos de todo o Estado. Em segundo lugar ficou o projetos Peixe Rei, da Fatec São Paulo. O desafio é uma oportunidade de mostrar as ideias criativas dos estudantes e incentivar o surgimento de novas startups. “A educação voltada para o empreendedorismo é o caminho para fortalecer a cultura de inovação e o desenvolvimento de novos negócios”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

No câmpus
A ciência de dados pode melhorar o dia a dia universitário. Esse é o tema do HackathonUSP, evento que será realizado dias 9 e 10 de junho. Perto de 350 alunos da USP terão 24 horas para propor softwares e hardwares sobre o tema, no Instituto de Matemática e Estatística. Os jurados levarão em consideração aspectos como a criatividade usada no processo de criação, o design e a interface do projeto, o impacto que a ideia tem em sua aplicação e o funcionamento da aplicação dos softwares e hardwares desenvolvidos pelos participantes. A equipe vencedora ganhará uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;