Setecidades Titulo Solidariedade
S.Bernardo lança ação para arrecadar verba ao fundo assistencial

Programa pretende estimular moradores a repassarem percentual do Imposto de Renda devido a instituições que cuidam de crianças e jovens

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Inamine/PMSBC/Divulgação


 Iniciativa existente desde 1990 em São Bernardo, mas ainda pouco conhecida pela população – a possibilidade de escolha por parte do contribuinte da destinação de 6% do IR (Imposto de Renda) devido, pago ao governo federal –, motivou o lançamento da campanha Declaração Solidária, ontem. O objetivo é incentivar a população a repassar o valor a instituições sociais da cidade que cuidam de crianças e adolescentes.

“Por desconhecimento da legislação, que garante ao cidadão o direito de escolher quem deve ficar com 6% de seu imposto devido, muitos remetem para Brasília dinheiro que poderia ficar em nossa cidade e ajudar instituições que assistem crianças e adolescentes e que tanto necessitam de doações”, esclarece Carla Morando, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Presidente da Receita Federal do Brasil, Mario Benjamin Bartos acredita que o município poderia ter arrecadado do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente R$ 33 milhões em 2016, caso os cidadãos tivessem conhecimento sobre a ação.

Já o prefeito Orlando Morando (PSDB) acredita que se a arrecadação do próximo ano com a campanha chegar a 10% do valor projetado por Bartos para 2016, já será possível fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da cidade. “As pessoas precisam saber que podem ajudar instituições da própria cidade com esta simples ação.”

Todo cidadão pode doar parte de seu imposto devido, basta optar pela declaração de ajuste anual de Imposto de Renda completa. O valor pode, inclusive, ser destinado a mais de uma instituição, desde que não ultrapasse os 6%. Empresas podem doar 1% dos impostos devidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;