Cena Política Titulo
Tucanos debatem adesão a França
Por Raphael Rocha
07/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), convidou cerca de 20 prefeitos do PSDB no Estado para um jantar hoje, em São Paulo. A pauta será o debate em torno da eleição ao Palácio dos Bandeirantes. Paulo Alexandre é muito próximo do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Foi secretário de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico na gestão do correligionário. E tem liderado movimento para que o PSDB apoie o vice-governador Márcio França (PSB), que até abril assumirá o governo paulista e concorrerá à reeleição, já que Alckmin tem tudo para ser o presidenciável tucano e precisará se desincompatibilizar do cargo. Esses prefeitos convidados já sinalizaram positivamente com a ideia de apoio a França, em troca da garantia que o PSB estará com Alckmin na corrida eleitoral. Por outro lado, deputados estaduais e outra leva de prefeitos buscam convencer o chefe do Executivo da Capital, João Doria (PSDB), para liderar candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.

BASTIDORES

Dominou
Apesar de o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), ter anunciado o cancelamento do aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), houve manifestação contra o reajuste, no Paço, no domingo. Só que um fato chamou atenção nesse protesto. O vereador Willians Bezerra (PT) levou seu grupo para o ato. Dos cerca de 150 manifestantes, pelo menos 100 eram ligados ao petista. A proporção pró-parlamentar do PT irritou os líderes do movimento contra o IPTU, como ex-candidatos a vereador e integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre). Houve discussão entre as partes, vaias quando um dos lados pegava o microfone para discursar.

Título de cidadão
O presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote (PSB), protocolou projeto para concessão de título de cidadão andreense ao vice-governador Márcio França (PSB), que deve ser candidato da legenda ao Palácio dos Bandeirantes neste ano. Na justificativa, Cicote cita a trajetória política do correligionário, que foi prefeito de São Vicente (Litoral de São Paulo) e secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

Novo líder
Vereador de primeiro mandato e filho do ex-deputado federal Wagner Rubinelli (PCdoB), Fernando Rubinelli (PDT) foi oficializado ontem como novo líder do governo de Atila Jacomussi (PSB) no Legislativo, substituindo Professor Betinho (PSDC). Fernando foi conduzido ao posto e já tem falado em ser candidato a deputado estadual caso o presidente da Câmara, Admir Jacomussi (PRP), venha como postulante a deputado federal na eleição deste ano.

Movimentação
Superintendente do Imprerp (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires), o advogado Patrick Pavan tem o nome defendido para liderar uma diretoria no próximo mandato da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Estado. A eleição é em novembro, mas a articulação já começou. Pavan foi presidente da OAB em Ribeirão.

Desentendimento
Briga feia entre o secretário de Planejamento, Francisco José Rocha (PSDB), e o titular de Cultura, Eduardo Minas, foi testemunhada por funcionários da Prefeitura de Diadema. A discussão teria começado quando Minas levantou dúvidas sobre o programa Mãos à Obra, idealizado por Chico Rocha, sogro do prefeito Lauro Michels (PV). Chico levou o caso diretamente ao genro, que saiu de férias sem dar solução ao impasse – o tucano teria pedido a demissão do colega de primeiro escalão. Mas dizem que na segunda-feira Chico e Minas conversaram para tentar aparar as arestas.

Demissão
José Cícero de Souza pediu exoneração do cargo de comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema. Ele havia tomado posse da função em janeiro do ano passado e, segundo comentários no Parque do Paço, entrou em rota de colisão com o secretário de Defesa Social da Prefeitura, coronel Marcel Soffner. Soffner confirmou o pedido de demissão e disse que vai implementar períodos de transição à frente da GCM. Não há definição sobre o substituto de Cícero. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;