Cultura & Lazer Titulo
'Maldição' persegue ex-VJs da MTV
Por Danielle Araújo
Da TV Press
03/11/2004 | 10:31
Compartilhar notícia


Uma "maldição" ronda os iniciados pela MTV. A maior parte dos apresentadores revelados pelo canal musical acabam fracassando na tentativa de vôos mais altos, em outras emissoras. Foi assim com Cazé, Luiz Thunderbird e Marcos Mion. E também não se pode dizer que Astrid Fontenelle esteja no melhor lugar e hora, à tarde na Band. Mesmo assim Fernanda Lima resolveu arriscar - ela que já havia tentado ir para a Rede TV!, sem sucesso. A ex-VJ assinou um contrato com a Globo para apresentar o quadro "Vídeo Game", do Vídeo Show, durante a licença-maternidade de Angélica, que deve começar em março de 2005. No entanto, a apresentadora tratou, sabiamente, de manter as portas abertas na antiga emissora.

O que parece ocorrer é que muitos VJs se sentem com muito sucesso na MTV e se surpreendem por não repetirem a performance em outra emissora. Mas o fenômeno não chega a ser difícil de entender. O caso é que o público da MTV é restrito, uma elite. É um público que freqüenta os bares da moda, os shoppings em áreas nobres e shows mais concorridos. Como os próprios VJs. Nesses lugares, os apresentadores são reconhecidos, venerados e assediados - e passam a achar que são realmente "famosos". Já quando um VJ passa para um canal verdadeiramente aberto, tem de conquistar um público de todas as classes sociais. Não é ser famoso só com a patricinha de classe média, mas também com o sujeito que encara duas horas de ônibus entre a casa e o trabalho todos os dias.

Cazé Piccini sabe bem o significado disso. Sua transição MTV/Globo foi bem frustrante. Após assinar contrato, ele ficou 15 meses na geladeira da nova emissora e, por duas vezes, teve a sua estréia adiada. Quando finalmente estreou no ótimo Sociedade Anônima, conseguiu ainda ficar nove meses no ar, mas seu programa era por demais sofisticado para uma emissora genérica como a Globo. Resultado: voltou para a MTV no comando do programa Buzzina MTV e o desenho Mega Liga MTV de VJs Paladinos.

Marcos Mion é outro exemplo. O apresentador saiu da MTV, em 2001, para comandar o malsucedido Descontrole na Band. Foi tão confiante que soltou a língua contra a ex-emissora. Hoje, está purgando seus pecados apresentando Um VJ, Um Ator, Umas Mentiras na própria MTV. A série é uma espécie de biografia da carreira de Mion na TV, que satiriza a saída do canal e as confusões em torno do episódio. Mesmo de volta, a emissora ainda mantém contra ele um processo na Justiça por plágio: Mion, por assim dizer, se inspirou na idéia do Piores Clipes para usar na Band.

Ainda há aqueles que se tornaram invisíveis depois que saíram da MTV. Casos de Sabrina Parlatore e Babi. Sabrina comandava o programa Clipmania, nas tardes de sábado na Band, mas seu contrato não foi renovado e hoje ela se dedica ao estudo de música. Já Babi ficou conhecida no MTV Erótica. O programa chamou a atenção a ponto de o SBT acreditar que ela seria a sucessora de Serginho Groisman no Programa Livre. Atualmente, ela é uma desempregada e voltou a morar em Niterói, subúrbio do Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;