Economia Titulo
IGP-DI sobe para 1,31% em agosto, diz FGV
Por Do Diário OnLine
09/09/2004 | 10:48
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) subiu para 1,31% em agosto, contra um índice de 1,14% verificado no mês anterior, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgados nesta quinta-feira.

A taxa superou bastante a expectativa do mercado, que esperava valor inferior a 1%, segundo revelou a pesquisa Focus divulgada semanalmente pelo Banco Central. Segundo a FGV, os preços estão subindo por causa das pressões da indústria.

O IPA (Índice de Preços por Atacado), que representa 60% do índice total e revela o preço pago a produtores, passou de 1,35% para 1,59% no mês de agosto. Já os preços no varejo, medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registraram ficaram quase estáveis, indo de 0,78% para 0,79%. O indicador tem peso de 30% no índice geral.

Por fim, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), recuou, de 1,12% em julho para 0,81% em agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;