Cultura & Lazer Titulo
Novembro tem agenda musical diversificada
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
02/11/2004 | 10:27
Compartilhar notícia


É em novembro, precisamente no dia 22, que se festeja o dia da música. Celebração mais adequada não há do que tocá-la (ou ouvi-la) e este mês está gordo de opções ao vivo, as mais ecléticas, a começar pelo show que Tom Zé faz às 20h desta terça no Sesi Paulista, sob o título São Paulo de (Grandes) Finados. O baiano, autorizado pela data consagrada a quem já não está mais entre nós (hoje, Dia de Finados), relembra na apresentação gratuita canções e composições de artistas que morreram, como Adoniran Barbosa e Nara Leão.

Cabe informar que 22 de novembro foi declarado dia do músico em 1932, por decreto do então presidente Getúlio Vargas. Contudo, a origem da efeméride é católica e remota: na mesma data, evoca-se Santa Cecília, padroeira do canto e dos músicos, que viveu no século III e cantava hinos diante de desditas e desconfortos; como na noite de núpcias, quando convenceu o marido a não lhe tocar pois sua castidade era um compromisso com Cristo; ou quando, encarcerada na caça aos cristãos, sofria os efeitos de uma câmara de vapor, espécie de sauna letal. Morreu decapitada.

As louvações à música prosseguem durante o mês. No Sesc Santo André, o altar está preparado para uma série delas, iniciada no próximo sábado com o show de Mário Manga (ex-Premê). O mesmo endereço hospedará ao longo do mês o trombonista Bocato (dia 12), o cantor e músico Davi Moraes (dias 13 e 14), o grupo Izaías e Seus Chorões (dia 15) e a dupla de rappers MV Bill e BNegão (dia 21).

Para esta semana, o cardápio é tão variado quanto o dos melhores restaurantes "por quilo". O alquimista Egberto Gismonti, dono do fundamental Dança das Cabeças, apresenta-se amanhã e quinta no Sesc Vila Mariana. Nos dias seguintes, Chitãozinho & Xororó levam ao delírio românticos e caubóis do asfalto, em performance dupla no Olympia. Também em família, Sandy & Junior prendem a atenção juvenil em temporada de dois fins de semana, no Credicard Hall, com a incumbência de executar velhos e novos hits, como Desperdiçou.

Chega então o fim de semana, e é a vez do Tim Festival, que ainda oferece ingressos para algumas atrações. Substituto, no formato e na filosofia, do extinto Free Jazz, o evento agrega as mais sortidas manifestações musicais - são 32 ao todo - de sexta a domingo. Pet Shop Boys, Kraftwerk, PJ Harvey, Primal Scream, Brian Wilson (ex-Beach Boys), Nancy Wilson, Brad Mehldau, Kinky e Bebel Gilberto desfilarão pelo Jockey Club para seus males - e os da platéia - espantarem.

Aos que topam uma barulheira, o clube Aramaçan, em parceira com o Volkana Bar, fornece uma noite de chacoalhar no próximo sábado. Batizada New Metal in Concert, reúne 13 bandas que fazem do cover sua profissão de fé. O encontro é monotemático, baseado essencialmente em figurões do nü metal, como as bandas Slipknot, System of a Down, Evanescence, Korn, Deftones, Incubus e o transviado Marilyn Manson. Indicado a quem viu e a quem perdeu Linkin' Park em setembro, no Morumbi. No mesmo sábado, o quarteto que forma o Ira! reprisa seu acalantador Acústico MTV! no Tom Brasil Nações Unidas, em São Paulo.

Daí por diante, o calendário musical privilegia grandes damas do cancioneiro brasileiro. A baiana Gal Costa retoma seu Todas as Coisas e Eu no Directv Music Hall em quatro shows, a partir do próximo dia 11. No dia 19, São Bernardo acolhe Alaíde Costa e o show Clássicos e Canções. Daniela Mercury estaciona em Santo André no dia 20, quando exibe Eletrodoméstico no Status Music Hall. E altas doses de Renato Russo e Coldplay estão garantidas na performance de Los Hermanos, os cariocas que são velados por verdadeiros adoradores e que comparecem ao Victória Hall, em São Caetano, no dia 21.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;