Internacional Titulo Economia
Grécia entrega proposta de reformas no prazo, diz fonte da UE

Governo precisa que proposta seja aprovada para
garantir extensão de programa por mais quatro meses

24/02/2015 | 05:35
Compartilhar notícia
GEERT VANDEN WIJNGAERT/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


A Grécia entregou ontem uma proposta de reformas de sua economia, em linha com seu programa de ajuda, antes do prazo final estabelecido por credores europeus, que era meia-noite desta segunda-feira, afirmou hoje uma autoridade da União Europeia.

O governo grego, que precisa que a proposta seja aprovada para garantir a extensão de seu programa por mais quatro meses, havia dito ontem que só entregaria a lista de reformas até a manhã desta terça-feira. Um acordo provisório para a extensão do auxílio à Grécia foi aprovado na última sexta-feira.

Segundo a fonte da UE, no entanto, a lista chegou aos credores "a tempo". As reformas propostas agora deverão ser avaliadas pela chamada troica de credores - formada pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional -, o que deverá ocorrer nas próximas horas.

Após analisar a lista, os ministros de Finanças da zona do euro - que formam o Eurogrupo - vão decidir se realizarão uma teleconferência para discutir as medidas e aprovar a extensão do programa de ajuda de Atenas, disse a fonte.

De acordo com um representante da Comissão Europeia, a proposta da Grécia parece estar em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Eurogrupo.

"Na visão da comissão, essa lista é suficientemente abrangente para ser um ponto de partida válido para a conclusão bem-sucedida da revisão (do programa de ajuda), como solicitado pelo Eurogrupo em sua última reunião. "Estamos particularmente encorajados pelo forte compromisso (de Atenas) de combater a sonegação fiscal e a corrupção", disse o representante. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;