Esportes Titulo Rali
Pilotos da região desafiam os Sertões
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
23/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje a 17ª edição do Rali Internacional dos Sertões, a competição offroad mais importante das Américas. Serão 172 competidores, em quatro categorias (carros, motos, caminhões e quadriciclos), que tentarão percorrer os 5.043 quilômetros que separam Goiânia (GO) - onde será a largada da competição - de Natal (RN), a linha de chegada. Do percurso total, serão 2.880 km de especiais, quando o tempo é cronometrado.

Ao todo serão 55 motos, 47 carros, sete caminhões e outros sete quadriciclos que levantarão poeira pelo sertão brasileiro e disputarão dez etapas (de hoje até 3 de julho) e que cortarão seis Estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Mais uma vez o Grande ABC estará representado no segundo maior rali do mundo. O piloto de caminhão Amable Barrasa competirá pela 13ª vez. Ele venceu a prova em 2005 e 2006 e nos dois últimos anos acabou na segunda colocação.

Representam a região ainda os pilotos de moto Márcio di Paolo, João Pereira e José Maria Limonta.

Barrasa, que é empresário em Diadema, apesar de veterano em provas off-road, sabe que detalhes mínimos podem fazer a diferença num rali como o Sertões. "Nos dois últimos anos ocorreram imprevistos que atrapalharam na briga pelo título. Mas em uma prova longa como o Rali dos Sertões, é normal que apareçam alguns problemas", afirmou Barrasa.

Esta será a quinta vez que o piloto disputará a categoria caminhões. Ele estará a bordo de um Ford F-4000 acompanhado pelo navegador Guilherme Petrine Signoretti e o mecânico Raphael Bettoni.

Além das dificuldades da prova, Barrasa terá outra incumbência. Ele é o chefe da Equipe Autoliner, que terá também o Ford Cargo 1722e, conduzido por Ulysses Marinzeck.

"Encaro naturalmente a rotina do rali até pela bagagem que eu tenho. A experiência ajuda bastante, sei o que me espera e também como conduzir da melhor forma o trabalho. A expectativa é voltar a vencer", concluiu Barrasa.

Touaregs da Volks são favoritos antes mesmo da largada

O piloto Maurício Neves, campeão do Rali dos Sertões em 2007, e o navegador Eduardo Bampi farão parte da equipe Volkswagen Motorsport - atual campeã da prova brasileira e também do Rali Dakar e que levará três Touareg, para a prova deste ano.

Será a primeira vez que a equipe alemã, considerada a favorita antes mesmo da largada, contará com uma dupla brasileira.

Neves, um dos melhores pilotos do País, garante que irá brigar por mais um título. "É impossível descrever o que estou sentindo por fazer parte de uma equipe como a Volkswagen. Estou preparado e espero fazer o melhor na prova. Quero pelo menos um lugar no pódio", afirmou o pentacampeão brasileira de rali. "Competir com o melhor carro será muito bom", completou Bampi, que duas vezes disputou o Rali Dakar.

Além dos brasileiros, a equipe terá a dupla espanhola Carlos Sainz (piloto) e Lucas Cruz Senra, além de Nasser Al-Attiyah, do Catar, e o navegador alemão Timo Gottschalk.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;