Economia Titulo
Governo prepara medidas para o câmbio
Por
12/03/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Um dia depois do anúncio do terceiro déficit semanal consecutivo da balança comercial, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo prepara um conjunto de medidas para conter a queda do dólar e o seu impacto nas vendas externas do País.

As primeiras medidas serão anunciadas hoje. O CMN (Conselho Monetário Nacional) fará uma reunião extraordinária para aprovar as mudanças, entre elas a redução da cobertura cambial, que é a obrigação de os exportadores internalizarem os dólares recebidos pelas vendas de seus produtos.

O governo também deve adotar medidas para conter o ingresso do capital de curto prazo no País. “É possível acabar com a cobertura cambial”, adiantou o ministro, após uma reunião sobre a reforma tributária com a bancada do PMDB.

Em 2006, o governo já havia flexibilizado as regras da cobertura cambial, permitindo que 30% das receitas com exportações ficassem no exterior.

Mantega disse ainda que a cotação do dólar está “derretendo” e situação é uma das conseqüências da crise internacional.“Isso nos preocupa porque encarece nossos produtos no exterior e nos tira competitividade. Isso é um problema que deve ser encarado”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;