Cultura & Lazer Titulo Cinema
Mostra gratuita exibe filmes do fim dos 1960
Por
20/05/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A mostra 1968 no Cinema será exibida a partir de hoje em três salas, Cinemateca Brasileira (tel: 3512-6111), Galeria Olido e Cinusp celebra o ano rebelde que, se para alguns é apenas uma data no calendário, para outros é marco de um tempo em que tudo mudou. A entrada é franca para todas as sessões.

E pode-se conferir o que mudou mesmo. Em especial, em alguns dos títulos lançados no período, um pouco antes ou um pouco depois. Um deles, Terra em Transe, de Glauber Rocha, é do ano anterior, da mesma forma que o clássico soixante-huitard A Chinesa,de Jean-Luc Godard.

Outro, O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, é puro 68, assim como Câncer, também de Glauber. Bla Bla Bla, de Andrea Tonacci, Desesperato, de Sérgio Bernardes Filho, e Hitler III Mundo, de José Aggripino de Paula, são exemplares que vieram à luz naquele ano tanto encantador quanto fatídico.

São muito diferentes entre si. Mas, vistos de um certo ângulo, revelam pontos em comum. Sobretudo um: são obras provocativas, de contestação ao mainstream - e, por esse termo, entenda-se o status quo de maneira ampla, tanto político e comportamental quanto estético.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;