Política Titulo Proposta
Regina Maura fala em centro
paraolímpico em São Caetano

Cadeirante, deputada federal Mara Gabrilli declarou apoio à
prefeiturável, que pretende construir o centro no bairro Mauá

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
18/08/2012 | 06:57
Compartilhar notícia


A candidata governista à Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetone (PTB), pretende construir um centro esportivo totalmente adaptado para atletas com deficiência física no bairro Mauá. A proposta foi apresentada ontem durante reunião com a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que esteve na cidade para declarar apoio à petebista. Portadora de tetraplegia, a tucana deu sugestões para o plano de governo, visando acessibilidade.

“Será um centro de treinamento para a Paraolimpíada”, afirmou a prefeiturável, enfatizando que há muitos atletas com deficiência na cidade que treinam em centros comuns. “Antes eles tinham que se adaptar, agora o centro será adaptado a eles.”

Segundo a pleiteante ao Executivo, cerca de 15% dos domicílios da cidade abrigam pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual. Desse modo, pretende investir também na Educação inclusiva. A proposta é capacitar pessoas que já trabalham nas escolas e trazer agentes especializados em inclusão, tanto para ajudar deficientes como crianças com deficit de aprendizagem. “Tem de ter tratamento pedagógico diferenciado”, completou Regina.

Na área da Saúde, a petebista quer adaptar os consultórios médicos ginecológicos para facilitar o atendimento das cadeirantes. “Uma paciente tetraplégica que for se consultar em um ginecologista terá dificuldade para subir na mesa ginecológica. Precisamos avançar nesse sentido”, propôs.

A questão mobilidade urbana também foi discutida e trouxe à tona o plano diretor de calçadas, que visa auxiliar pessoas com mobilidade reduzida por meio de corrimãos nos muros e paredes. “Não são só calçadas quebradas, mas muitas ruas com aclives e declives”, reclamou. Além disso, a prefeiturável também quer lombofaixas de pedestres nas principais vias da cidade. “Vamos mapear a cidade definindo rotas estratégicas em parceria com as secretarias de Mobilidade Urbana e da Pessoa com Deficiência para iniciarmos o trabalho. A proposta é atender os principais corredores comerciais e de linhas de transporte, bem como locais de interesse da população como bancos, restaurantes e espaços públicos”, detalhou Regina Maura.

Para Mara Gabrilli, essas mudanças melhoram a vida de todos. “Vejo que é tão gostoso trabalhar política pública para a pessoa com deficiência porque deixamos uma cidade muito melhor para todo mundo.” Como vereadora de São Paulo, Mara emplacou a lei do plano emergencial de calçadas, que prevê acessibilidade. “É onde o direito de ir e vir começa, na porta de casa”, avaliou Mara.

Também participaram da reunião a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Lílian Fernandes, e a candidata à Câmara Sueli Sartori (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;