Memória Titulo
Juquita e as lembranças do gasogênio

José dos Santos, o Juquita de São Bernardo. Aos 99 anos, esteve aqui em Memória, lúcido e conversador, dividindo conosco muitas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


José dos Santos, o Juquita de São Bernardo. Aos 99 anos, esteve aqui em Memória, lúcido e conversador, dividindo conosco muitas fotos e outros documentos do seu acervo na Rua João Ramalho, perto do Sindicato dos Metalúrgicos. Na oportunidade - março de 2008 - Memória iniciava a contagem regressiva rumo ao seu centenário, comemorado com bolo e guaraná. A contagem rumo ao ano 101 foi interrompida em 24 de julho.

Ficou muita coisa. Da Memória, apontamentos e imagens importantes do sistema rodoviário da Grande São Paulo, DER (Departamento de Estradas de Rodagem) à frente, já que Juquita participou da construção e manutenção de duas vias importantes, a Anchieta e a Dutra.

Do seu acervo, um documento oficial do DER no tempo da Segunda Guerra Mundial: o gasogênio substituía os combustíveis usados por veículos automotores.

LINHA DO TEMPO

1909: 5 de março - Juquita nasce em São Roque (SP), filho de Albino dos Santos e Zulmira Rosa das Neves, ambos portugueses.

1929 - Casa com Isaura Maria dos Santos.

1931 - Já com a primeira filha, o casal muda para São Bernardo, a convite de Durvalino, o irmão mais velho de Juquita, que aqui residia.

1931 a 1960 - Trabalha no DER. De início como ajudante, mas quase todo o tempo como motorista, até aposentar-se.

1960 - Não deixa de trabalhar. Passa a instrutor na auto-escola de Urbano Contesini. Trabalha nas lojas Marson. Dedica-se a serviços de encanador, atividade desenvolvida até bem recentemente.

2009: 5 de março - O centenário, no seio da família e na torcida do seu São Paulo FC.

24 de julho - O último adeus.

Livros em Mauá

E o pacote de novos livros escritos por autores de Mauá chega à Câmara Municipal. Hoje tem tarde de autógrafos, a partir das 16h. Os autores Iracema Régis, Aristides Theodoro e João Pedrão autografam suas novas obras, com poesia, literatura e memória para todos. Participação: Grupo de Flautas Doce da Banda Lira de Mauá.

Turma do Rudge

Sérgio Lorenzoni, Sérgio Molina, Simonetti, Tanei, Tatu (Laurinho), Tetéo, Tico Romero e Tico Vulierme.

Eles viveram os anos dourados do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Permanecem na ativa, orgulhosos do espaço urbano transformado. A Memória faz parte da vida de cada um. Por isso os apontamos como fontes sérias e confiáveis na construção da história da cidade e Grande ABC.

EM 8 DE AGOSTO DE...

1884 - Igreja de Paranapiacaba recebe, pela primeira vez, licença quinquenal para celebração de missas, segundo pesquisa de Wanderley dos Santos. O registro mais antigo do templo, porém, é de 4 de dezembro de 1880, quando ali se casam José Albino dos Passos e Silvana Chaves.

1944 - Decreto municipal nº 61 aprova o loteamento Vila Vitória, em Santo André.

1959 - Orquestras de Silvio Mazzuca e Osmar Milani e os cantores Francisco Egidio e Sergio Lobo (Borelli), andreense que fazia sucesso na Rádio Gazeta, animam baile promovido pelo Centro Acadêmico 8 de Abril, da Faculdade de Ciências Econômicas de Santo André.

1969 - Tem início no Ribeirão Pires FC a I Feira da Bondade, com renda destinada à APAE.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 8 de agosto de 1979

Manchete - Vereador José de Araújo, de Santo André, presidente da Comissão Processante da Câmara Municipal, é pressionado a votar pela cassação do vereador afastado José Mendes Botelho.

Editorial - Por que ser contra a cassação de Botelho

Trabalho - Greve nacional dos caminhoneiros pode chegar ao fim; no ABC, com a antecipação do fim da greve, caminhoneiros dobram serviço.

São Bernardo & Diadema - Aberta ponte sobre o Córrego Curral Grande

Estradas - Entra em operação hoje a nova praça de pesagem no km 56,7 da Rodovia dos Imigrantes.

Futebol - Aliança, de São Bernardo, contrata o técnico Sebastião Lapola.

Polícia - Inaugurada em Mauá a Casa do Albergado Jairo França, a primeira do Grande ABC.

HOJE

Dia do Bandeirante.

SANTOS DO DIA

Domingos, Emiliano e Miro.

Domingos de Gusmão (Caleruega, Espanha, 1170 - Bolonha, Itália, 1221). Fundador da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos.

MUSEU DO RÁDIO

RADIONE 1956. Alemanha. Design característico dos rádios europeus, com caixa de madeira e teclas. Um dos primeiros rádios transistorizados a funcionar com pilhas de 1,5 volts. Muito utilizado em locais sem energia elétrica.

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com .

NAS ONDAS DO RÁDIO

Trianon AM (740). "Quinta Avenida" e "Quinta Avenida Especial".

Hoje: big band do saxofonista Les Brown e os cantores Tony Bennett, Ella Fitzgerald, Andy Williams, Anita O'Day, Steve Lawrence, Fran Warren e Johnny Desmond.

Amanhã: conjuntos vocais The Modernaires, King Sisters, Ink Spots e Four Freshmen.

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil de Todos os Tempos". As invasões francesas ao Brasil nos séculos 16 e 17. E o Ano da França no Brasil. Garçom, sutiã, nescessaire e abajour são algumas palavras francesas já admitidas pelo português falado no Brasil. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". Antiga entrevista com o dramaturgo e jornalista Plínio Marcos (Santos 1935 - São Paulo 1999). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da serra (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

MUNICÍPIOS PAULISTAS - Alvilândia. Criado com o nome de Vila Couto em 8 de agosto de 1934. Recebeu o atual nome em 1959, quando se torna município, separando-se de Garça.

Votuporanga. Núcleo criado em 8 de agosto de 1937. Elevado a município em 1945, ao se separar de Tanabi. O nome significa "Brisa Agradável".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;