Cultura & Lazer Titulo
Cantor e compositor de soul morre aos 57 anos nos EUA
Por Do Diário do Grande ABC
27/12/1999 | 07:54
Compartilhar notícia


O cantor e compositor de soul Curtis Mayfield, cujas obras introduziram temas sociais na música negra num momento fundamental do movimento pelos direitos civis, morreu neste domingo, aos 57 anos, nos Estados Unidos.

Com uma carreira que se estendeu por vários decênios apesar de um acidente que o deixou paralítico, Mayfield obteve muito sucesso com músicas como 'Gypsy Woman``, 'People Get Ready``, 'Keep On Pushing`` e o clássico do funk 'Superfly``.

Uma porta-voz do selo Warner Bros. Records, Karen Lee, anunciou a morte e uma enfermeira do Hospital Regional North Fulton, em Roswell, confirmou que o artista morrera durante a manha, mas nao entrou em maiores detalhes.

Mayfield já estava muito doente e nao pode comparecer em março último à cerimônia na qual foi indicado para o Hall da Fama do Rock and Roll.

Em 1994, recebeu o Prêmio Legenda Grammy e no ano seguinte um prêmio Grammy pelo conjunto de sua obra. A influência de Mayfield foi tal que a revista especializada Rolling Stone pôs sua antologia entre os 200 álbuns essenciais em 1997, declarando que 'a música negra que hoje conhecemos simplesmente nao existiria sem ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;