Internacional Titulo
Seis milhões de austríacos elegerão seus deputados no domingo
Da AFP
30/09/2006 | 13:46
Compartilhar notícia


Um total de 6,1 milhões de austríacos são convocados a votar neste domingo para eleger os 183 deputados do Nationalrat (Conselho Nacional, câmara baixa), uma eleição que ocorre a cada quatro anos.

A direita no poder (OeVP) de Wolfgang Schuessel, fortalecida por uma economia próspera, deve resistir ao avanço da esquerda social-democrata (SPOe), debilitada pelos escândalos.

Mas os dois partidos, que não podem governar sozinhos devido ao sistema proporcional, poderiam acabar juntos numa grande coalizão entre o Partido Popular Austríaco (OeVP) e o Partido Social-democrata Austríaco (SPOe).

O território federal austríaco está dividido em nove circunscrições, os landers, repartidos por sua vez em 43 circunscrições locais.

Para ter assentos no parlamento, os partidos devem obter pelo menos 4% dos votos no nível nacional ou pelo menos "um mandato direto".

As sessões de votação serão abertas a partir das 0h e fecharão às 17h (18h no horário de Brasília de sábado até 12h no horário de Brasília no domingo).

De acordo com a legislação austríaca, o presidente da República deverá encarregar o chefe do partido que obtiver o primeiro lugar de formar um governo. No entanto, tem o direito de confiar esta tarefa a outro partido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;