Economia Titulo
Fundador da Yukos não integra mais lista de mais poderosos
Da AFP
07/08/2004 | 13:59
Compartilhar notícia


O principal acionista e ex-presidente do grupo petroleiro russo Yukos, Mikhail Khodorkovski, já não aparece na lista das 25 pessoas mais poderosas da Europa publicada pela revista americana Fortune, segundo informa neste sábado o jornal russo Kommersant.

No ano passado, Khodorkovski ocupava o 15º lugar na lista dos mais ricos do "resto do mundo" (exceto os Estados Unidos). Outros dois russos, o presidente do poderoso grupo Alfa, Mikhail Fridman (10º), e o proprietário da companhia petroleira Sibneft, Roman Abramovich (21º), entraram para o clube exclusivo.

Pela primeira vez, a Fortune divulgou três listas: uma americana, uma européia e outra asiática.

Khodorkosvski, o homem mais rico da Rússia, preso desde outubro do ano passado e acusado de fraude fiscal, é mencionado apenas indiretamente.

Sobre Fridman, a Fortune afirma que ele procura evitar conflitos com o Kremlin, no momento em que outros empresários russos estão na prisão ou em exílio voluntário.

Para a revista, Abramovich, famoso e criticado por ter comprado o clube de futebol inglês Chelsea, não corre o risco de terminar como Khodorkovski, apesar do governo russo reclamar o pagamento de US$ 1,5 bilhão a sua empresa Sibneft.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;